Ação na ParáPaz Mulher reforça combate à violência e leva serviços gratuitos às assistidas
Mulheres atendidas pela unidade tiveram acesso a consultas, óculos de grau e orientações
A manhã desta sexta-feira (28) foi diferente na ParáPaz Mulher, em Belém. O espaço, que diariamente acolhe mulheres em situação de violência, recebeu uma programação especial de serviços, cuidado e informação. A ação fez parte da campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, reforçando o compromisso da Fundação ParáPaz em oferecer apoio e fortalecer quem está reconstruindo a própria vida.
As participantes tiveram acesso ao atendimento optométrico, com direito a óculos de grau novinhos, além de atendimento com clínico geral e ginecologista. Também houve limpeza de pele e consultoria de beleza. Todos os serviços foram gratuitos, realizados por parceiros, e pensados exclusivamente para as assistidas da unidade, que resolveram várias demandas no próprio espaço, com tranquilidade e sem enfrentar longas filas.
Entre elas estava C., 46 anos, que frequenta a unidade há cerca de um ano e meio. Ela aproveitou a ação para trocar seus óculos, que já apresentavam defeito, e falou sobre como tem se sentido, já que segue em acompanhamento psicológico após sofrer agressões do ex-companheiro.
“Eu estava precisando faz tempo e hoje consegui trocar meus óculos. Fiquei muito satisfeita com essa oportunidade e ainda vou olhar outras coisas que estão oferecendo”, contou. “Aqui eu me sinto bem tratada. A gente chega e é recebida com carinho e respeito, por isso temos vontade de participar das atividades, conversar… e assim a gente não se sente sozinha”.
Já R., 56 anos, elogiou o atendimento ginecológico e comemorou a chance de trocar os óculos de grau que precisava há mais de cinco anos. “Estou desempregada e atualmente não tenho condições de pagar consultas ou comprar um óculos, por isso esperei tanto tempo até conseguir. Esse lugar é maravilhoso. Aqui encontrei cuidado e acolhimento, às vezes nem em casa temos esse apoio. E ainda conseguir todos esses atendimentos sem calor, sem fila, gratuitamente, nesse lugar onde a gente se sente bem, é melhor ainda”.
A coordenadora da unidade, Bruna Castelo Branco, destacou que a ação integra as mobilizações de enfrentamento à violência de gênero e reforçou a importância de aproximar as mulheres desses serviços.
“Hoje realizamos essa ação para fortalecer a campanha contra a violência de gênero. É essencial que a sociedade entenda e combata, cada vez mais, todas as formas de violência, inclusive o assédio digital. Além de conscientizar, reunimos serviços de saúde, assistência social, autocuidado e valorização da mulher, incentivando que elas venham até nós para adquirir conhecimento e receber atendimento”, afirmou.
Os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres são uma mobilização internacional realizada anualmente entre novembro e dezembro, chamando atenção para as diversas formas de violência que atingem meninas e mulheres. No Brasil, a campanha ocorre de 20 de novembro a 10 de dezembro.
*Os nomes das participantes foram abreviados para preservar a segurança e a integridade das mulheres atendidas pela unidade.
