Estado se prepara para receber festival gospel “Vem Louvar Pará”
Dois dias de música, fé e atividades gratuitas no Mangueirão atraem caravanas de todas as regiões e fortalecem a identidade cristã local
O enfermeiro e músico cristão Márcio Sérgio Ribeiro lembra como a música e os grandes encontros de fé da década de 90, marcaram a juventude dele o ajudaram a moldar tanto a trajetória artística como a formação familiar. “Eu estava ingressando um jovem, um adolescente na igreja, quando comecei a participar dos eventos. Eu almejava mesmo trabalhar nesse segmento gospel, como músico. Isso marcou a minha vida, a minha família. Conheci minha esposa nesse período”, relembra.
Agora, ele se prepara para levar esposa, o filho, parentes e amigos, ao “Vem Louvar Pará”, festival gospel inédito promovido pelo governo do Estado, nos dias 4 e 5 de dezembro, no estacionamento do Estádio Mangueirão, em Belém, com entrada gratuita.
“Isso vai trazer grandes lembranças. As minhas expectativas são as melhores possíveis. Isso vai resgatar com certeza o que vivemos anos atrás e vai colocar o Pará de novo no circuito grandioso da música cristã. O nosso coração fica ardendo de alegria para esse evento. Eu creio que já deu tudo certo, e vai trazer muitos benefícios para nossas vidas espirituais”, afirma Márcio.
Estrutura - Em visita ao local do evento, a vice-governadora Hana Ghassan acompanhou a montagem do palco que vai receber grandes nomes da música gospel nacional. O festival também terá praça de alimentação, atividades e estrutura de acolhimento ao público. A programação deve atrair caravanas de diversas regiões do Estado.
“A estrutura já está sendo montada e daqui a poucos dias vai ter fé, música, alegria e milhares de vozes reunidas para louvar. O ‘Vem Louvar Pará’ chegou para mostrar que nossa cultura também é feita de espiritualidade, união e esperança. Estamos preparando cada detalhe. Forme sua caravana e venha participar desse encontro tão especial. Será lindo!”, destaca a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan.
Programação - No dia 4 de dezembro, apresentam-se Aline Barros, Isadora Pompeo e Maria Marçal. No dia 5, sobem ao palco Fernandinho, Thalles Roberto e Jefferson & Suellem. O início das apresentações nos dois dias está marcado para às 19h.
Para o governo, o festival integra a estratégia de manter ativa a agenda cultural após a COP30, fortalecendo diversas linguagens artísticas e ampliando o acesso da população a esse tipo de iniciativa. O secretário adjunto de Cultura, Bruno Chagas, ressalta que a música gospel é parte essencial da identidade do Pará, presente na formação histórica e nas práticas de fé de milhões de paraenses.
“A cultura gospel é uma das linguagens que compõem o corpo estrutural das linguagens da cultura do Brasil, e fortalecer esta parte da cultura é uma das missões da Secretaria de Cultura. Estamos vindo de grandes eventos. O Estado vem passando por momentos de grande protagonismo e mais ainda, da valorização de nossa cultura, que vem ganhando o mundo, por isso olhar para os vários atores e protagonismo da cultura é essencial para a democratização da política pública de cultura no Pará”, destaca Bruno Chagas.
Igrejas mobilizadas - Com dois dias de programação gratuita, o festival “Vem Louvar Pará” é visto como uma oportunidade de celebração coletiva, que desperta forte expectativa em toda a comunidade cristã paraense.
Um dos organizadores do evento, o pastor Lourival Pereira, afirma que a mobilização já toma conta das igrejas e que caravanas estão sendo formadas em várias regiões.
“A comunidade evangélica está vibrando. É um megaevento realizado pelo governo do Estado, com estrutura à altura dos grandes festivais. A expectativa é enorme e a alegria também. Será um marco de unidade, fé e gratidão. A divulgação está intensa e nós estamos com uma expectativa muito grande. A juventude está se organizando, os pastores apoiando, as denominações unidas para que juntos possamos estar ali no estacionamento do Mangueirão, celebrando, enaltecendo e adorando o Senhor da nossa vida, que é o Senhor Jesus Cristo. Quando nós nos mobilizamos, nos unimos, mostramos a força, a unidade que o povo de Deus tem no Pará e no Brasil”, destaca.
