Detran intensifica fiscalização contra crimes e infrações em Mosqueiro
O distrito de Mosqueiro, em Belém, conta com um total de 30 agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Pará (Detran), que atuam em regime de escala para garantir a segurança no trânsito. Uma das ações centrais é a operação Lei Seca, deflagrada nas noites de sexta-feira e sábado e nas tardes de domingo.
As barreiras são montadas em uma região de fluxo intenso na ilha, onde as abordagens são feitas com o apoio da Polícia Militar. Nos testes com o etilômetro, o Detran tem observado mais infrações do que crimes de trânsito, o que, se por um lado é positivo, demonstra que muitos condutores ainda acham que podem dirigir tranquilamente se beberem pouco.
O motociclista João Ricardo passou sem problemas pela barreira, fez o teste e elogiou o trabalho do Detran. “A gente vê muita gente bêbada querendo conduzir por aqui. Não bebo, mas sei que corro risco por causa de gente irresponsável”, disse. Outro motociclista foi abordado e levado à delegacia por crime de trânsito. No teste com o bafômetro, que ele a princípio se recusou a fazer, o incide de alcoolemia deu 5.8. As demais ações de fiscalização ocorrem no período diurno, sempre em parceria com a PM e Guarda Municipal.
Educação – Diálogo direto com o condutor para a prevenção de acidentes. Este é o foco dos sete agentes de educação que compõem a equipe do (Detran em Mosqueiro. Os agentes, em parceria com diversos órgãos de segurança pública, concentram as ações no portal que dá acesso ao distrito. O comerciante Jones Sousa, ao ser abordado, elogiou a ação. “Fui parado pela equipe de educação do Detran e, além da conversa franca sobre condutas perigosas no trânsito, assisti a um vídeo sobre o não uso do cinto de segurança, que foi muito válido”, disse.
Desenvolver a adoção de práticas seguras no trânsito com exemplos de humanização tem sido uma constante dos educadores. Quando observada uma infração grave, a equipe convida o condutor a se dirigir a uma sala de vídeo que fica no portal e assistir a vídeos educativos sobre a infração. Segundo a coordenadora da ação, Gisélia Santos, o resultado é positivo. “A intenção é esta mesmo, dialogar e sensibilizar sobre os riscos das infrações numa ótica mais familiar e não tanto jurídica. A maioria dos condutores fica envergonhada de, por vezes, pôr em risco a própria família”, afirma.
Nos demais casos, a blitz educativa distribui material voltado a adultos e crianças e mantém diálogo com os condutores sobre práticas seguras. As infrações mais recorrentes observadas pelos agentes são a falta do uso do cinto de segurança, nos bancos da frente e de trás, objetos soltos no carro, o transporte inadequado de animais e o não uso do dispositivo de segurança para crianças.
As ações, que têm parceria com a Polícia Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Rodoviária Estadual (PRE), seguem diariamente até o fim do mês. As equipes de educação do Detran também levam as atividades a Salvaterra, Marapanim, Bragança e Salinópolis durante todo o mês de julho dentro da Operação Verão 2015.