Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Detran usa quadriciclos para patrulhar praias de Salinas

Por Redação - Agência PA (SECOM)
26/07/2015 17h33

O último fim de semana de julho foi de praias lotadas e trânsito intenso em Salinópolis, no nordeste do Estado. Agentes de fiscalização do Departamento de Trânsito do Estado (Detran) tiveram muito trabalho para organizar o tráfego de veículo tanto nas vias urbanas quanto no acesso às praias. As ações, desenvolvidas com os demais órgãos da segurança pública, como Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp), foram intensificadas, seja com relação às fiscalizações de trânsito, seja na repressão a crimes. O trabalho faz parte da Operação Verão na Paz 2015, do governo do Estado.

Neste fim de semana os agentes voltaram as atenções ao tráfego de quadriciclos, que têm área específica para rodarem. “Para dirigir este tipo de veículo é necessário ser maior de idade, ter habilitação na categoria e usar capacete. Em hipótese alguma é permitida a direção por menores e também não é permitido transitar em vias públicas com este tipo de transporte”, alerta o coordenador das ações em Salinas, Ivan Feitosa.

Para um patrulhamento mais eficaz, o departamento adquiriu quatro quadriciclos, usados especialmente em Salinas, sobretudo na área destinada ao trânsito deste tipo de veículo. “Certamente facilita o nosso deslocamento, mas os quadriciclos também auxilia em outras situações”, diz Feitosa.

Apesar da grande logística montada pelo Estado a fim de garantir a segurança do cidadão, agentes de fiscalização do Detran têm notado um dado preocupante, que consiste na infração mais recorrente no verão de Salinopolis, que é a condução de veículo sob efeito de bebida alcoólica. Segundo dados preliminares, contabilizados até 21 de julho, foram feitas 37 prisões pelo crime de dirigir embriagado, número superior a todo o mês de julho de 2014, quando houve 36 prisões. Somente na madrugada de sábado (25), seis pessoas foram apresentadas na delegacia do município por conduzir veículo sob efeito de bebida alcoólica.

Ainda segundo levantamento da coordenadoria de operações o Detran, no período forma registradas 169 ocorrências policiais do crime de conduzir veículo sob influência de álcool ou substância análoga, número superior ao do ano passado, quando se constataram 143 ocorrências do tipo no Estado. “Infelizmente esta ainda é uma irregularidade muito frequente. O que se observa é que a maioria dos casos envolve pessoas esclarecidas, do sexo masculino e jovens, na faixa dos 20 aos 30 anos. São pessoas que conhecem a lei, mas não admitem que estão agindo mal e quase sempre querem fazer valer na marra um direito que elas não têm”, afirma o diretor técnico e operacional do Detran, Valter Aragão.

Apesar das prisões, até o momento, não houve registro de vítimas fatais na área de atuação do Detran. “Isto se deve à eficácia da fiscalização. Estamos 24 horas nas vias, com barreiras fixas e móveis, bastante atenção e tolerância zero à questão da alcoolemia. Os acidentes que atendemos são de danos materiais, que geralmente estão ligados ao consumo de álcool e à falta de atenção e cuidados com a segurança, como manter a distância frontal, que vem a causar colisões traseiras, laterais e os choques entre veículos. A partir destas análises se conclui que os acidentes são motivados pela má conduta do motorista”, afirma o diretor.

O condutor Alfredo Neves apoia e defende o caráter rigoroso das fiscalizações de trânsito. “Dirijo com muita frequência, e não há um único dia em que eu não testemunhe uma barbeiragem. É bem complicado, porque o motorista inconsequente não põe em risco apenas a vida dele, mas a de outras pessoas também. O mais interessante que percebo aqui é que os agentes não estão preocupados em anotar placas e reter carteiras. Realmente é uma questão de proteger e orientar. O problema é quem trafega de forma irresponsável e não aceita a abordagem”, ressaltou.

Educação – A equipe de agentes de educação dá orientações em várias vias, voltadas para o público em geral e segmentos específicos, como pedestres, ciclistas e motociclistas, sobre como proceder diante do aumento do tráfego de veículos nesse período de férias escolares.

Durante as blitzen educativas na barreira da PRE na entrada de Salinas, na PA–444, que dá acesso às praia do Atalaia, condutores e passageiros recebem orientações sobre o uso do cinto de segurança, a importância de se atravessar na faixa de pedestre, uso de capacete e alertas sobre a perigosa combinação de álcool e direção. “As abordagens têm como objetivo fazer com que condutor e passageiros se sintam responsáveis pelo bom comportamento no trânsito. É um momento de reflexão sobre a importância de conhecer e respeitar a legislação”, afirma o coordenador das ações educativas no município, João Veiga.

A mistura álcool e direção é também uma das maiores preocupações dos educadores, e pensando nisso, além das orientações nas blitzen, há intenso trabalho que integra a Campanha Transitando nos Bares, que entre outras ações, com demonstrações em bares localizados ao longo da orla do Maçarico e Atalaia. O intuito é alertar a população acerca dos perigos da combinação álcool e direção, com demonstrações de etilômetros, equipamento usado no teste do bafômetro, exibição de vídeos educativos e palestras informativas.

Os agentes de educação também fazem sessões interativas de vídeos pedagógicos para crianças na orla da praia do Maçarico, momento em que o educador aproveita para criar situações vividas no dia a dia, como andar de bicicleta, a travessia na faixa de pedestre e a ida e o retorno da escola. As crianças recebem brindes como revistinhas educativas e doces. As ações de fiscalização e educação do Detran na operação Verão na Paz 2015 prosseguem até o dia 3 de agosto.