Círio Fluvial de Santo Antônio atrai milhares de fieis a Oriximiná
Centenas de embarcações e romeiros participaram, neste domingo, 2, do Círio Fluvial Noturno de Oriximiná. A festividade em homenagem ao padroeiro do município, Santo Antônio, atrai fieis de várias partes do Brasil para esta região do Tapajós. Esta foi a 69ª edição do evento, sob o tema “Santo Antônio, discípulo missionário do serviço e da caridade”. A manifestação de fé dos católicos da região já dura mais de meio século e produz, todos os anos, um espetáculo de beleza incomparável nas águas do rio Trombetas.
Embora a abertura oficial das homenagens ao Santo tenham ocorrido no dia 2, com o Círio Fluvial, as atividades começaram dois dias antes, na sexta-feira, com o Pré-Círio, que reuniu apresentações de dança e teatro pautadas nas tradições regionais, congregando a cultura do índio, do negro e do caboclo. No domingo, a movimentação de embarcações começou bem cedo, ainda no início da tarde. Elas tomaram o rumo da comunidade Santa Maria Gorete-Aimin, de onde o cortejo noturno com a imagem de Santo Antônio partiu, às 18h, em procissão pelo rio Trombetas até o porto da cidade, transportada em uma balsa.
No trajeto, o padroeiro recebeu centenas de homenagens dos ribeirinhos, que além dos fogos e balões, tem por costume soltar milhares de miniaturas de barcos enfeitados com velas coloridas para iluminar o caminho do Círio. Cada vela representa um pedido, um agradecimento, uma promessa ou simplesmente um gesto de fé e devoção de um nativo ou turista. Os barquinhos são confeccionados sobre uma base de aninga, que ajuda na flutuação. Este ano, mais de 10 mil deles foram produzidos para a festividade.
Após quase quatro horas de viagem, por volta das 20h30, a balsa conduzindo a berlinda com a imagem chegou a Oriximiná, e foi recebida com uma salva de fogos e o som das buzinas dos barcos que acompanhavam a procissão. Retirada da berlinda pelo bispo diocesano Dom Bernardo, ela seguiu em nova procissão pelas ruas do centro da cidade até a Igreja Matriz, onde foi celebrada a missa em honra a Santo Antônio, acompanhada por milhares de fieis.
O Círio de Oriximiná, que desde 1946 deixou de ser terrestre e passou a ser fluvial, é um dos eventos turísticos religiosos mais importantes da região e tem apoio promocional da Diretoria de Produtos Turísticos da Secretaria de Estado de Turismo do Pará (Setur), que este ano fez a cobertura do evento com apoio do Grupo Amazon Sat de Comunicação. A reportagem será exibida nos programas Estação Turismo, Viagem pela Amazônia e outras ferramentas de comunicação do grupo.
O Círio Fluvial de Oriximiná é também um catalisador do fluxo turístico para a região, que tem praias, lagos e cachoeiras entre seus principais atrativos. Além disso, o município abriga a Reserva Biológica do Trombetas e a Floresta Nacional de Saracá-Taqueira, onde é possível observar a fauna e flora amazônicas.