Programa de Gerenciamento do Uso do Sangue completa um ano de implantação no Hospital de Clínicas
Iniciativa inédita no Estado já apresenta resultados expressivos na segurança e recuperação dos pacientes C, com redução de transfusões e uso mais racional do sangue

O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC) celebra o primeiro ano de implantação do Programa de Gerenciamento do Sangue do Paciente, conhecido internacionalmente como Patient Blood Management (PBM). Pioneiro no Pará, o HC é a primeira unidade pública do Estado a adotar essa estratégia inovadora, que já mostra resultados significativos na segurança e na recuperação dos pacientes.
Coordenado pela médica hematologista Iê Fernandez, da Agência Transfusional do HC, o PBM representa uma mudança de paradigma no cuidado hospitalar. “O Gerenciamento do Sangue do Paciente, ou PBM, é um conjunto de cuidados que visam melhorar o tratamento e recuperação do paciente. Ele se concentra em otimizar a saúde do sangue antes, durante e após os procedimentos, focando na prevenção e tratamento da anemia e na redução da perda de sangue”, explica a médica.
Com a implantação do programa, o hospital passou a adotar práticas que priorizam o uso racional e seguro do sangue. “Isso significa menos risco de precisar de uma transfusão de sangue de doador. Caso seja necessária, ela ocorre com a quantidade mínima e mais segura. Isso diminui as chances de complicações, infecções e reações transfusionais, além de poder acelerar a alta hospitalar”, detalha a coordenadora.

Durante este primeiro ano, os resultados já são concretos. O hospital registrou melhor cuidado do sangue do paciente no pré-operatório, com tratamento antecipado de anemias e outras alterações, e indicações mais precisas de transfusões, minimizando riscos e otimizando recursos.
Além disso, houve uma redução significativa no uso de hemocomponentes, com queda de cerca de 25% na utilização de concentrados de hemácias e 60% no uso de plasma fresco durante procedimentos cirúrgicos. “Esses resultados mostram apenas o início de um grande trabalho. Em países onde o PBM já está implantado há mais tempo, os benefícios incluem redução da morbimortalidade, das infecções e do tempo de internação”, ressalta Iê Fernandez.
O Hospital de Clínicas Gaspar Vianna reforça, com este marco de um ano, seu compromisso em promover práticas assistenciais mais seguras e sustentáveis, fortalecendo o cuidado centrado no paciente e consolidando-se como referência em inovação hospitalar no Pará.