Policlínica Metropolitana celebra o Natal valorizando cuidado e reconhecimento profissional
Visita do Papai Noel proporcionou momentos de alegria nos corredores da unidade. Também foi destacado o empenho doa profissionais na rotina de acolhimento à população.
Em meio a consultas, exames e atendimentos, a Policlínica Metropolitana, em Belém, viveu nesta segunda-feira (22) um intervalo nessa movimentação diária, para vivenciar momentos de encantamento. O clima técnico do cuidado em saúde ganhou cores, sorrisos e emoção com a visita do Papai Noel, que percorreu os corredores da unidade levando mensagens de carinho e esperança a profissionais e usuários.
A presença de um dos grandes símbolos da festa natalina transformou a espera por atendimento em um momento de alegria. Crianças, adultos e idosos pararam por alguns instantes para registrar fotos, receber abraços e sentir o clima de Natal chegar mais cedo. Para muitos, foi um gesto simples, mas capaz de aliviar a ansiedade e aquecer o coração.
Usuária da Policlínica, Marinete Fernandes fez questão de registrar a visita. Para ela, a iniciativa reflete o cuidado com as pessoas. “A gente já chega aqui esperando ser bem atendida, mas encontrar um gesto assim deixa tudo mais leve. Dá uma tranquilidade no coração e faz a gente se sentir acolhida de verdade”, afirmou.
A iniciativa da unidade - sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) -, integra as ações internas de humanização da Policlínica, que busca tornar o ambiente mais acolhedor.
Desafios e conquistas - Houve ainda entrega de kits natalinos a profissionais da unidade, uma em reconhecimento ao trabalho de quem, ao longo do ano, esteve na linha de frente do cuidado com a população.
Para a gerente Administrativa e Financeira, Gleiciane Moraes, a iniciativa vai além de um gesto simbólico. “Presentear quem dedica o seu dia a dia a cuidar das pessoas é uma forma simples, mas muito sincera, de agradecer. 2025 foi um ano de desafios, aprendizados e conquistas importantes, e tudo isso só foi possível graças ao trabalho em equipe. Esse momento é para celebrar e reconhecer o quanto cada colaborador é essencial para a instituição”, destacou.
Gleiciane Moraes ainda ressaltou que, “para 2026, nosso compromisso é seguir oferecendo um serviço com qualidade e segurança, fortalecendo o SUS (Sistema Único de Saúde) e cuidando, cada vez melhor, da nossa população”.
A gerente Assistencial da Policlínica, Kérina Quaresma, disse que ações como essa também reforçam o cuidado com quem está diariamente na linha de frente da assistência. Segundo ela, a rotina na saúde é marcada por desafios e responsabilidades constantes, o que torna ainda mais importantes os momentos de reconhecimento e acolhimento dentro da unidade.
“Na assistência, lidamos diariamente com o cuidado direto às pessoas, com desafios e grandes responsabilidades. Por isso, momentos como esse reforçam que, por trás de cada processo e atendimento, existem profissionais que se dedicam com empatia, compromisso e amor ao que fazem”, acrescentou.
Trabalho coletivo - Para Kérina Quaresma, o clima natalino vivido na Policlínica simboliza união e fortalecimento do trabalho em equipe. “O Natal nos convida à reflexão, à união e ao cuidado com o outro. Ver todos compartilhando esse momento, com leveza e alegria, mostra a força do nosso trabalho coletivo. Cuidar também de quem cuida é essencial para que possamos continuar oferecendo uma assistência cada vez mais humanizada e de qualidade”, concluiu.
A Policlínica Metropolitana, em Belém, integra a rede pública estadual de saúde e oferece atendimento especializado à população, reforçando, especialmente neste período, a importância da prevenção, da informação e do cuidado contínuo com a saúde.
