No Marajó, Emater entrega Cadastro Ambiental Rural para famílias de Breves
CAR é um registro público de âmbito nacional, e integra informações ambientais das propriedades rurais, importantes para planejamento ambiental e econômico

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater-Pará), entregou para 30 famílias o Cadastro Ambiental Rural (CAR), nesta quarta-feira (15), em Breves, no Marajó.
A ação é fruto de uma parceria entre os Governos Federal e Estadual, e com o município, para fomento da agricultura familiar na Ilha do Marajó. Nesta quarta-feira, foram beneficiadas famílias de agricultores rurais da PA-159, das Vicinais Zero, 05, 07 e Vicinal do Rio Arapijó.
Segundo Josoel Miranda Barros, produtor rural da Vicinal Zero, o benefício vai ajudar a comprovar a posse da propriedade na qual ele produz mandioca, açaí, arroz, cria frangos, entre outras atividades.

“É muito gratificante para a nossa família receber o CAR, porque ele nos dá mais segurança em relação à comprovação de que essa terra é nossa. Agradeço imensamente ao apoio dos técnicos da Emater, que nos ajudam com todas as orientações necessárias para melhorar os nossos cultivos e o nosso trabalho. Esse benefício vai melhorar ainda mais a nossa renda familiar e na nossa qualidade de vida, do pequeno agricultor”, disse.
O CAR é um dos principais documentos que dão garantias de registro de informações ambientais de uma propriedade rural, como áreas de reserva, de produção e de preservação permanente. Nele, são integrados os dados do proprietário, assim como auxiliar na aquisição de crédito rural, financiamentos, seguros, entre outros benefícios para o agricultor familiar.
De acordo com o chefe local do Escritório da Emater de Breves, Jocimar Mendonça, a ação foi feita após os produtores rurais da região procurarem os serviços oferecidos gratuitamente pela empresa de assistência técnica.

“A partir do contato de um produtor rural, que procurou os serviços de assistência técnica e extensão rural, para conseguir o crédito rural. Após isso, agendamos as visitas nas propriedades, para aquisição de informações e documentais do produtor. Fizemos os cadastros e agora as entregas das documentações”, explicou.
Jocimar Mendonça informou que as atividades desenvolvidas na região são: manejo de açaizal nativo, mandioca para produção de farinha, horticultura e criação de abelhas (apicultura), piscicultura e criação de galinhas caipira.
Ele também enfatizou a importância do benefício ao pequeno agricultor, como forma de fomento e melhoria na qualidade de vida e renda das famílias e de toda uma comunidade envolvida, além de levar segurança alimentar.
“A entrega do CAR é gratificante, para mim, como agente da ater pública, principalmente por impactar positivamente a vida de agricultores, extrativistas e aquicultores. É muito importante o nosso trabalho, porque promove a segurança alimentar, impulsiona a economia da região e o desenvolvimento rural e sustentável, além de contribuir para a justiça ambiental e social”, finalizou.