Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIREITOS HUMANOS
English Version

Em Belém, agentes de segurança são capacitados para atendimento humanizado a pessoas em situação de rua

O principal objetivo da capacitação é habilitar os servidores para promoverem um atendimento eficaz a essa população, abordando temas como vulnerabilidade, direitos humanos e estratégias de acolhimento

Por Roberta Meireles (SEGUP)
08/10/2025 15h39

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), por meio da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS) e o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), capacitou  61 agentes da Polícia Militar e Guarda Municipal de Belém no curso de "Atendimento Direcionado à População em Situação de Rua", nesta terça (7) e quarta-feira (8), em Belém. O objetivo da formação é aprimorar as habilidades dos profissionais para oferecer um atendimento mais sensível, eficiente e humanizado às pessoas em vulnerabilidade social. 

Realizada na terça-feira (7), no 2º Batalhão de Polícia Militar, e, nesta quarta-feira (8), no Comando-Geral da Guarda Municipal de Belém, a capacitação foi direcionada a 19 policiais militares e 42 guardas municipais de Belém, que aprenderam diretrizes para promover um atendimento mais sensibilizado e humanizado, fortalecendo a cultura institucional de respeito aos direitos humanos.

Segundo o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a ação integra uma estratégia pioneira do Estado do Pará, que vem sendo realizada desde 2024, visando aprimorar o sistema de segurança pública e toda a rede de proteção que atua no atendimento a públicos vulneráveis, como as pessoas em situação de rua. 

“A capacitação que estamos promovendo desde o ano de 2024 foi um passo fundamental para aprimorar a forma como nossos profissionais abordam e atendem a população em situação de rua em nosso Estado. Reconhecemos a importância de um atendimento humanizado e eficiente, que respeite a dignidade de cada indivíduo. Para isso, seguimos investindo na qualificação de nossos agentes e em toda a rede de proteção que atua em parceria com a segurança, fortalecendo assim nossa capacidade de oferecer apoio e soluções para aqueles que mais precisam. Este é um compromisso da Secretaria de Segurança Pública com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, informou. 

Entre as temáticas abordadas na qualificação estão as políticas de assistência a pessoa em situação de rua e a realidade do Brasil e do Pará. Foram realizadas ainda oficinas e dinâmicas interativas para que os agentes possam compreender melhor o contexto da vulnerabilidade da população e dialogar, de forma sistemática, sobre o trabalho de assistência social e da segurança pública.

“Estamos muito agradecidos por essa formação que veio agregar muito conhecimento no que tange ao tratamento com pessoas em situações de rua. Dentro da minha concepção, esse tipo de didática deveria ser inserida em cursos de capacitação e cursos de formação para todos os agentes”, afirmou a inspetora da Guarda Municipal de Belém, Alcione Santos. 

Pioneira no Brasil, a capacitação promovida pela Segup alcançou, até agora, sua 12ª turma. O Iesp participou da construção pedagógica do curso com ação multidisciplinar para atendimento direcionado à população mais vulnerável.

Entre os 61 agentes qualificados, estava a inspetora Diana Medeiros, chefe da Divisão de Ensino da Guarda Municipal de Belém. “Eu vim agradecer à Segup pela oportunidade oferecida aos nossos servidores, com a palestra sobre capacitação para atendimento à população em situação de rua. Com certeza, o conhecimento adquirido é de muita importância para o melhor preparo dos nossos agentes, aprimorando seus conhecimentos e nos preparando para uma atuação humanizada”, pontuou.