Hospital Regional de Castanhal contribui para o aperfeiçoamento da formação médica no nordeste paraense
Unidade se consolida também como um importante campo de ensino e desenvolvimento científico
Referência na oferta de serviços de média e alta complexidade à população do nordeste paraense, o Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC) consolida-se também como importante campo de ensino e desenvolvimento científico. A unidade hospitalar fortalece a formação médica ao integrar ensino e assistência, iniciativa que contribui diretamente para o avanço da qualidade do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).
Desde o dia 2 de fevereiro de 2026, onze estudantes do curso de Medicina do Instituto de Educação Médica (Idomed), em Castanhal, iniciaram a primeira turma de estágio vinculada ao Centro de Ensino e Pesquisa (CEP) do hospital. Acadêmicos do 9º e 11º semestres vivenciam a rotina hospitalar em setores estratégicos, como clínica médica, clínica cirúrgica e centro cirúrgico, sob a orientação de quatro preceptores: os médicos Ocivaldo Costa, Thiago Casanova, Charles Cruz e Evelyn Moreira.
Centro de Ensino fortalece integração entre teoria e prática
De acordo com o supervisor do Centro de Ensino e Pesquisa, Cleyson Monteiro, o CEP desempenha papel fundamental no processo de formação acadêmica.
“O Centro de Ensino e Pesquisa atua como um pilar essencial na formação acadêmica, promovendo ensino qualificado e contribuindo para a excelência profissional dos discentes de forma ética e responsável. Além disso, incentiva a produção científica entre os profissionais, fortalecendo o desenvolvimento institucional e a cultura de pesquisa. A capacitação contínua dos profissionais para atuarem como preceptores é fundamental nesse processo, pois qualifica o acompanhamento dos acadêmicos, assegura a integração entre teoria e prática e amplia os impactos positivos do conhecimento produzido para a sociedade”, destacou.
Implantado em março de 2023, o Centro de Ensino e Pesquisa já recebeu estudantes do curso de Enfermagem da Universidade do Estado do Pará (UEPA), por meio do programa “Forma Pará”, do Governo do Estado, que promove estágios em parceria com instituições de saúde. Agora, de forma pioneira, a cooperação do HRPC é ampliada para o aperfeiçoamento científico na área da Medicina.
Parceria amplia qualificação profissional
Para o gestor da Idomed, Silvan Silva, a parceria com o HRPC garante uma vivência hospitalar essencial à formação médica. “A formação médica exige múltiplas áreas de conhecimento e prática. A vivência hospitalar, especialmente em unidades que dispõem de recursos tecnológicos e equipes especializadas, é fundamental na preparação dos alunos para a vida profissional. O HRPC é uma dessas unidades, com serviços especializados, equipes treinadas e gestão voltada para o cuidado integral ao paciente. Essa parceria entre ensino e serviço é essencial para a formação de médicos com excelência”, afirmou.
A diretora técnica do HRPC, Renata Coutinho, ressalta que a integração entre ensino e assistência também beneficia diretamente a sociedade, ao estimular a atualização científica, fortalecer a troca de conhecimentos no ambiente hospitalar e ampliar as experiências práticas necessárias ao exercício profissional.
Já a diretora-geral do hospital, Patrícia Hermes, enfatiza o compromisso da unidade com o fortalecimento da saúde pública no Pará.
“Receber estudantes de Medicina em nosso hospital é reafirmar o compromisso do HRPC com a formação de profissionais tecnicamente preparados, sensíveis às necessidades dos pacientes e alinhados às boas práticas da saúde pública. Acreditamos que investir em educação é fortalecer a qualidade e a segurança do atendimento oferecido à população”, destacou.
Texto: Ascom HRPC

