CineClubeMIS apresenta documentários de Frédéric Létang, nesta quarta-feira (1º)
Programação gratuita terá um bate papo com o cineasta francês, após a exibição do filme, com mediação da diretora do MIS, a jornalista Indaiá Freire

Nesta quarta-feira (1º), o Museu da Imagem e do Som promove mais uma edição do CineClubeMIS. Serão exibidos dois documentários do cineasta francês, Frédéric Létang, a partir das 18h30, no auditório Eneida de Moraes. A programação é integralmente gratuita e contará com a participação de Frédéric para um bate papo, mediado pela diretora do MIS, Indaiá Freire. A classificação indicativa é de 12 anos.
O primeiro documentário, ‘A Terra e a Pena, 88’ - La terre et la peine - será apresentado às 18h30. Em seguida, às 20h, é a vez da obra ‘Amazônia, Luzes e Sombras, 90’.
“Esses dois filmes discutem questões como o direito à terra, o processo da mudança climática em função do desmatamento, a relação dos povos tradicionais, dos povos ribeirinhos, dos agricultores rurais no meio ambiente onde vivem e de onde retiram sua sobrevivência. O primeiro filme do Frédéric de 1997, retrata uma comunidade impactada pela grilagem e sua resistência para manter o seu direito ao local de moradia e vivência", conta Indaiá.

Ela ainda explica a proposta do segundo filme, “25 anos depois ele volta atrás dessa mesma comunidade para verificar o que tinha modificado daquela situação anterior, o que havia mudado na vida das pessoas entrevistadas, como estavam todos: pais, filhos, parentes, a geografia, as ações sociais que permeiam as questões abordadas no primeiro filme”, conclui.
Estilo de direção - Létang é reconhecido por explorar temas complexos com sensibilidade ao retratar realidades sociais e ambientais. O trabalho dele costuma combinar a observação de processos sociais com uma abordagem artística. A sua colaboração com o Brasil e a Amazônia, em particular, demonstra um compromisso contínuo com as questões locais, mostrando o impacto de políticas e mudanças ao longo de décadas.
Texto de Juliana Amaral / Ascom Secult