Seduc inicia projeto-piloto de limpeza de escolas estaduais no período de férias escolares
Iniciativa começou nesta segunda-feira (19) em Belém, promovendo a manutenção de unidades de ensino e a reinserção social de detentos
A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), por meio do Núcleo de Segurança Pública e Proteção Escolar (Nuspe), iniciou um projeto piloto de revitalização de escolas públicas durante o período de férias escolares. A ação, que é realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio da Diretoria de Trabalho e Produção (DTP), começou, nesta segunda-feira (19), na Escola Estadual Magalhães Barata e na Escola de Ensino Técnico do Pará (Eetepa) Magalhães Barata, e seguirá para a unidade estadual Maria Luiza Costa Rego.
A atividade integra o projeto "Conquistando a Liberdade", iniciativa da Diretoria de Reinserção Social da Seap, que promove a revitalização dos espaços escolares, e demais espaços públicos, reconhecendo o trabalho prisional como instrumento de reinserção social de pessoas privadas de liberdade.
O coordenador do Nuspe, coronel PM RR Robinson Augusto Boulhosa Bezerra, destacou a importância da ação para a segurança, o cuidado com o patrimônio público e a promoção da cidadania. “O projeto fortalece a proteção do patrimônio público escolar e, ao mesmo tempo, promove a reinserção social por meio do trabalho, contribuindo para escolas mais seguras, bem cuidadas e acolhedoras para a comunidade escolar”, disse o coronel.
Os custodiados atuam em serviços de manutenção e melhorias nas unidades de ensino e, a cada três dias de trabalho, recebem a remição de um dia da pena, conforme a legislação vigente. A iniciativa contribui tanto para a melhoria da infraestrutura escolar quanto para a ressocialização dos internos.
