Gás do Pará completa 750 dias de operação em Barcarena com zero acidentes
Marca histórica reflete rigorosos protocolos de segurança e treinamentos constantes no Sistema de Distribuição de Gás Natural.
O Sistema de Distribuição de Gás Natural (SDGN) no Estado, da Gás do Pará (GdP), completa 750 dias de atividades em Barcarena, no nordeste do Estado, nesta segunda-feira (19), atingindo uma marca muito comemorada: nenhum registro de qualquer tipo de acidente no local. Atendendo às normas rigorosas de controle e segurança, o SDGN é foco de atenção total de gestores e colaboradores empenhados em manter a segurança e a prontidão operacional.
Com maquinário pesado, como aquecedores; sistema de odorização; estação de regulagem de pressão e medição – além dos próprios gasodutos, o SDGN conta com planos de contingência e emergência prontos para adoção, caso necessários. “O plano de emergência prioriza situações que envolvam pessoas, o meio ambiente e o patrimônio da Companhia, enquanto o plano de contingência trata de casos que tenham impacto no fornecimento aos clientes”, explica o gerente de operação e manutenção da Gás do Pará, André Nunes. “Não tivemos qualquer acidente nem mesmo durante a obra de construção do Sistema de Distribuição, entre novembro de 2022 e dezembro de 2023”, reforça Nunes.
Coração das operações da GdP, o SDGN é o local por onde passa todo o gás natural distribuído pela Companhia, e, também, uma área onde os treinamentos de segurança são constantes para todos os colaboradores, inclusive com processo de qualificação externos, de acordo com as normas regulamentadoras (NR), do Ministério do Trabalho, diretamente relacionadas às atividades da Gás do Pará. São elas: a NR-10 é uma diretriz do Ministério do Trabalho que estabelece as medidas de segurança para trabalho com eletricidade; a NR-20 sobre segurança e saúde para atividades com líquidos inflamáveis e combustíveis; a NR-33, para trabalhos em espaços confinados, garantindo a proteção contra riscos, como falta de oxigênio, gases tóxicos ou outros perigos. Além disso, os profissionais passam ainda por treinamentos de combate a incêndio e primeiros socorros.
A preparação dos colaboradores passa ainda por cenários simulados para emergências, testando as reações dos profissionais para eventuais momentos de crise. “Nossa norma interna pede um (simulado) por ano, mas fizemos três em 2025”, destaca o gerente de operação e manutenção da GdP. “Mensalmente, realizamos reuniões que alinham as práticas de gestão que reforçam os protocolos de segurança entre nossos colaboradores”, finaliza Nunes.
O diretor-presidente da Gás do Pará, Flexa Ribeiro, engenheiro civil por formação, sabe o quanto a segurança do trabalho e a marca histórica alcançada pela GdP são relevantes para as atividades no setor de gás natural. "A segurança no ambiente de trabalho é de total importância para qualquer empresa. Zelar pela saúde dos colaboradores, pelo meio ambiente e pelo patrimônio, são deveres que qualquer gestor deve ter sempre em primeiro plano. Festejamos hoje essa marca significativa: 750 dias de operação da GdP sem qualquer tipo de acidente, por menor que seja”, ressalta Flexa Ribeiro.
“Vamos continuar nessa mesma linha e com a atenção de todos, com o zelo de nossos colaboradores, esperamos chegar a outras marcas, bem maiores do que essa, sem qualquer episódio”, conclui o diretor-presidente da GdP.
