Iasep promove Mutirão da Biometria para Segurados neste sábado (27) em Belém
Cadastro é obrigatório para todos os segurados a partir de 8 anos de idade, que utilizam a rede para qualquer procedimento médico em Belém

O Instituto de Assistência à Saúde dos Servidores do Pará (Iasep) realiza, neste sábado (27), o último dia da série de mutirões de cadastramento biométrico em Belém. A iniciativa será, das 8h às 12h, na sede do instituto, na Avenida Almirante Barroso, nº 256, no bairro Marco. O cadastro é obrigatório para todos os segurados a partir de 8 anos de idade, que utilizam a rede para qualquer procedimento médico em Belém.
O objetivo é agilizar o acesso aos serviços de saúde, reforçando a segurança e combatendo fraudes no plano de assistência aos servidores públicos estaduais. Desde o início de setembro, o Iasep tem promovido esses mutirões aos sábados (13, 20 e 27) para ampliar a adesão ao sistema biométrico, que já registra avanços significativos.

Até abril deste ano, cerca de 72 mil dos 120 mil segurados de Belém – ou 60% do total – haviam concluído o cadastro. Entre junho e setembro, mais de 25 mil beneficiários foram atendidos via biometria, totalizando 77 mil validações de serviços.
O cadastramento é simples e rápido: basta comparecer com documentos originais (RG, CPF e carteirinha do Iasep para titulares; comprovante de residência e número do Termo de Adesão para dependentes). Não é necessário agendamento prévio.

A biometria, que coleta impressões digitais, assinatura e reconhecimento facial, moderniza o atendimento em toda a rede credenciada do instituto. "A biometria é essencial para garantir mais segurança e agilidade no atendimento dos nossos beneficiários. Inclusive, realizamos os mutirões para facilitar o acesso e permitir que todos possam regularizar sua situação junto ao Iasep", afirmou Josynélia Tavares Raiol, presidente do Iasep.
Um alerta especial vai para os segurados do interior do estado que dependem da rede credenciada de Belém para atendimentos. O cadastramento biométrico é obrigatório também para esse público, garantindo que o acesso aos serviços na capital – como consultas, exames e internações – ocorra de forma fluida e segura. "Muitos servidores do interior viajam para Belém em busca de especialidades que só estão disponíveis aqui. Não deixem para depois: o mutirão de sábado é a chance ideal para todos", Raiol.

Não há prazo final para o cadastramento em Belém
Iasep informa que não há prazo final para o cadastramento em Belém, em razão da necessidade contínua de se realizar o procedimento. Os prazos serão para as clínicas e hospitais passarem a exigir a biometria para a realização de atendimentos. Estes prazos serão informados através de divulgação após a realização das ações de cadastramento biométrico em cada região do Estado.
Com essa etapa final, o Iasep reafirma seu compromisso com a eficiência e a proteção aos mais de 200 mil beneficiários em todo o Pará, promovendo um plano de saúde mais moderno e acessível.