Estado fomenta a agricultura indígena com a execução do Programa de Aquisição de Alimentos
O PAA representa uma das principais políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à insegurança alimentar no Brasil e, no Pará, conta com o apoio do governo do Estado

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizou, de forma inédita, no período de 15 a 18 de setembro, o encontro de agricultores do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na modalidade indígena, no município de Oriximiná, região de integração do Baixo Amazonas, com a participação das comunidades indígenas da região.
O encontro contou com a troca de experiências, orientações sobre a execução do programa e o auxílio para as comunidades indígenas presentes na região. A ação contou com a participação de técnicos da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan) da Seaster.
Na oportunidade, foram entregues, ainda, equipamentos para apoiar o escoamento da produção indígena: dois caminhões com câmara fria, paletes, balanças e outros materiais que vão garantir melhores condições para o transporte e comercialização dos produtos agrícolas, movimentando a economia, trazendo estabilidade e fortificando a segurança alimentar para os agricultores beneficiados.

“Esse foi um evento muito importante, porque é a primeira vez que o Pará sedia o encontro dos agricultores do PAA na modalidade indígena. Além de apresentarmos a concepção e o funcionamento do programa, realizamos entregas fundamentais para apoiar os agricultores, como caminhões frigoríficos e equipamentos que vão permitir o escoamento da produção, garantindo renda, dignidade e melhores condições de vida para os produtores indígenas”, destacou a diretora da Disan, Nazaré Costa.
O PAA representa uma das principais políticas públicas de fortalecimento da agricultura familiar e de combate à insegurança alimentar e nutricional no Brasil. Instituído em 2023, o programa passou a integrar, em âmbito nacional, a agenda de políticas públicas permanentes.
"Eu me chamo Roque, sou presidente da associação e também sou antropólogo, vim agradecer ao governo do Estado, Seaster e as equipes que vieram fazer essa entrega do nosso caminhão, isso foi muito bom e importante. Eu fico muito feliz e quero continuar trabalhando junto com vocês, unidos e mostrar as políticas públicas para nossa comunidade e aos indígenas daqui”, disse Roque Wai Wai, presidente da Associação dos Povos Indígenas Trombetas Mapuera (APTIMA).

“Com a execução deste ato, o governo do Pará reafirma o seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar indígena, promovendo inclusão social, geração de renda e segurança alimentar para comunidades em todo o Estado, pois seguimos com o nosso planejamento de ampliação do programa e em breve novas regiões serão contempladas", disse Inocencio Gasparim, titular da Seaster.
*Com colaboração de Melyssa Magno - Ascom/Seaster