Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sectet fortalece preparação dos alunos da rede técnica para prova do Saeb 2025

Alunos das EETEPAs participam de simulados quinzenais que auxiliam no treino da interpretação de questões e no gerenciamento do tempo de prova

Por Bruna Ribeiro (SECTET)
17/09/2025 12h27
Estudantes têm aulas de reforço nas disciplinas cobradas pelo Saeb e contam com programa Prepara Sispae, da Seduc

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) está desenvolvendo uma série de ações pedagógicas para preparar os estudantes para o Sistema de Avaliação da Educação Básica. O Saeb será aplicado em todo o país entre os dias 20 e 31 de outubro. Ao todo 26 Escolas Estaduais de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) participam do certame.

O secretário Victor Dias, titular da Sectet, ressalta que o investimento na preparação para o Saeb reforça o compromisso da pasta com a qualidade da educação. “Ao investir na preparação para o Saeb, a Sectet reafirma sua missão de garantir educação de qualidade e ampliar as oportunidades para os jovens paraenses", disse ele.

Aluno de Escola Estadual de Ensino Técnico do Pará (EETEPA) faz simulado com foco na prova do Saeb

"A participação ativa das escolas técnicas demonstra que, além da formação profissional, a rede também está comprometida com o fortalecimento da base acadêmica, essencial para a trajetória educacional e profissional dos estudantes”, destaca Victor Dias.

Como parte das estratégias de preparação, os alunos das EETEPAs participam de simulados quinzenais, que auxiliam no treino da interpretação de questões e no gerenciamento do tempo de prova. Além disso, fazem aulas de reforço nas disciplinas cobradas pelo Saeb e contam com o programa Prepara SISPAE, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), que fornece simulados adicionais e conteúdos direcionados ao exame.

Seduc investe no reforço nas disciplinas e disponibiliza conteúdos direcionados para o exame, que vai acontecer em outubro

O diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Berg, reforça a importância do engajamento das escolas e da integração entre professores, gestores e estudantes.

“O engajamento das EETEPA no processo de preparação reflete o compromisso da SECTET em assegurar que os estudantes estejam bem preparados para a avaliação. A expectativa é que, nesta edição, os resultados superem os anos anteriores, fortalecendo os indicadores de qualidade da rede técnica”, ressalta.

Ainda segundo o diretor, os simulados e a rotina de estudos orientada pelos professores contribuem para a formação de hábitos sólidos de aprendizagem, promovendo disciplina, autoconfiança e resiliência acadêmica.

Na EETEPA Deodoro de Mendonça, em Belém, os alunos reconhecem que a rotina de simulados tem sido fundamental para a preparação rumo ao Saeb.

Para Joaquim Rodrigues, do curso de Administração, a oportunidade de revisitar disciplinas do ensino regular faz a diferença

Para Joaquim Rodrigues, do curso de Administração, a oportunidade de revisitar disciplinas do ensino regular faz toda a diferença. “Para nós, que fazemos curso técnico e não temos mais essas matérias na matriz, é muito importante revisitar esses conteúdos. Isso agrega ao nosso currículo e à nossa experiência. A rotina de preparação tem me ajudado bastante, não só para o Saeb, mas também para outras provas que estou me preparando”, explica.

A aluna Caroline Massal tem feito simulados para melhorar o desempenho na prova do Saeb em Belém

Já Caroline Massal, também de Administração, destaca a importância do processo para sua evolução acadêmica. “Será a minha primeira vez participando da prova e confesso que estou bem nervosa, mas também muito empenhada. Essa rotina de preparação tem me ajudado bastante, principalmente no desenvolvimento em português, embora eu ainda esteja enfrentando mais desafios na matemática. Os simulados a cada quinze dias têm sido fundamentais, porque me ajudam a treinar, a ganhar confiança e a melhorar o meu desempenho. Aos poucos, vou me sentindo mais preparada”, declarou a estudante.

Saeb – O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um dos principais instrumentos de diagnóstico da educação brasileira, permitindo avaliar a qualidade da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática. Além de medir o desempenho dos estudantes, os resultados do Saeb fornecem subsídios importantes para a formulação de políticas públicas, orientando professores e gestores sobre ajustes pedagógicos necessários e garantindo estratégias mais eficazes no processo de ensino-aprendizagem.

Texto de Áurea Ribeiro, estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro.