Planetário do Pará realiza observação do céu noturno nesta terça-feira (9)
Serão disponibilizados telescópios e binóculos para observação dos detalhes da lua

O Centro de Ciências e Planetário do Pará (CCPPA) "Sebastião Sodré da Gama" vai retomar, nesta terça-feira (9), as observações do céu noturno mensais, após o término do período mais chuvoso da região Norte. Esta será a primeira observação do segundo semestre de 2025. A ação, gratuita, ocorrerá no CCPPA, das 19 às 21h, com o fechamento dos portões às 20h30, sem a necessidade de inscrição prévia. Serão disponibilizados telescópios e binóculos para observação dos detalhes da Lua. Ressalta-se que a realização da atividade vai estar sujeita às condições climáticas.
Na observação do dia 9, a Lua estará quase cheia, porém, não haverá perda de luminosidade a ponto de afetar a visualização. “Observaremos a Lua minguante, que, devido à proximidade com a data da Lua cheia (7 de setembro), estará quase completa. Serão disponibilizados alguns telescópios e binóculos para que o público tenha a experiência de utilizar estes equipamentos que, muitas vezes, estão distantes da realidade da população em geral”, afirma Gabriel Condurú, técnico em Física do CCPPA.

Segundo Gabriel, através do telescópio, é possível “visualizar crateras e manchas lunares, com uma grande riqueza de detalhes. Por exemplo, podemos observar o ‘Mar da Tranquilidade’, local onde o homem pousou na Lua”.
De acordo o diretor do CCPPA, professor José Roberto Silva, esta é uma iniciativa voltada para aproximar a população do conhecimento científico, em especial da Astronomia. “Este é um momento muito esperado pela equipe de técnicos e estagiários do CCPPA, pois é uma ação que traz um bom público ao nosso Centro e oportuniza um momento de contato direto da população com os nossos equipamentos, voltados para a observação do céu noturno”, destaca.
Missão
O Centro de Ciências e Planetário do Pará, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da Universidade do Estado do Pará (Uepa) completará 26 anos de existência no dia 30 de setembro. A instituição tem como missão popularizar a ciência, para o desenvolvimento científico sociocultural da população paraense, com a divulgação de áreas como Astronomia, Matemática, Biologia, Física e Química.