Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Sectet leva inovação e qualificação profissional à 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes

Secretaria apresenta projetos sustentáveis, tecnológicos e aulas-show em áreas como gastronomia, moda e robótica

Por Governo do Pará (SECOM)
20/08/2025 19h14

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) participa da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, que segue até o dia 22 de agosto, no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém. No espaço da secretaria, o público tem acesso a iniciativas que unem literatura, sustentabilidade, inovação e cultura, reforçando o papel da ciência e da educação profissional no maior evento literário da região.

No estande da Sectet, estudantes das escolas técnicas estaduais apresentam projetos voltados à leitura, tecnologia e sustentabilidade. Entre os destaques está a produção de sabão ecológico desenvolvida pela Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitscheck, em Marituba. A aluna Ana Caroline Paixão, do curso técnico em Alimentos, explicou que o projeto conta com a doação de óleo de cozinha usado por comerciantes locais, transformado em diferentes tipos de sabão, vendidos à comunidade. A renda auxilia na manutenção dos laboratórios da escola.

Outra atração é a Caravana da Ciência e Tecnologia, projeto itinerante que percorre escolas técnicas do Estado e, durante a Feira, convida o público a interagir com experimentos como o Gerador de Van de Graaff, além de atividades de programação, robótica, modelagem e impressão 3D.

A grande novidade deste ano é a realização de aulas-show no próprio estande da secretaria. Instrutores das Usinas da Paz e convidados abordam temas práticos e criativos nas áreas de gastronomia, robótica, costura e moda. As inscrições são feitas no local, 30 minutos antes de cada atividade, com emissão de certificado de participação.

Entre as atrações já realizadas, uma aula de gastronomia conduzida pelas chefs e instrutoras das Usinas da Paz, Thainá Damasceno e Pauliana Sousa, destacou a culinária como espaço de troca de experiências e inspiração para novos empreendedores. A confeiteira Juliana Borges, participante da atividade, destacou:
“Eu sou empreendedora e, para mim, é gratificante participar da aula, ver de perto o trabalho da chef e aprender técnicas que inspiram e fortalecem o meu negócio”.

A coordenadora de Costura e Moda da Sectet, Julie de Lima, ressaltou que as aulas-show aproximam o público da realidade dos cursos. “Na moda, mostramos como criatividade, técnica e inspiração literária se unem para criar peças originais e sustentáveis, capazes de gerar renda e fortalecer empreendimentos locais”, afirmou.

Espaço para empreendedores

Além das atividades educativas, o estande também abre espaço para empreendedores formados em cursos da Sectet. Entre eles está Elisa Lisboa, integrante do coletivo “Gastronomia Delas”, especializado em cocadas e geleias. “Realizei diversos cursos na Usipaz Jurunas/Condor e é muito gratificante poder expor meus produtos na Feira do Livro”, disse.

Valorização da ciência e da cultura

Para o secretário da Sectet, Victor Dias, a presença na Feira é estratégica para aproximar ciência e tecnologia da população. “A 28ª Feira Pan-Amazônica é um espaço para valorizar nossa cultura e incentivar o conhecimento. A Sectet participa aproximando ciência e tecnologia das pessoas, mostrando como a educação profissional, aliada à sustentabilidade, transforma vidas e amplia oportunidades. Neste ano, iremos além da exposição: levaremos experiências e práticas sustentáveis para inspirar cada visitante”, destacou.

Texto: Carla Couto / Ascom Sectet