Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo registra 927 mil atendimentos em 2025

Hospital se consolida como exemplo de eficiência, humanização e qualidade no serviço público de saúde

Por Joelza Silva (PSRM)
30/12/2025 15h19
Março foi o mês da abertura do Serviço de Neurocirurgia, disponível para atender casos clínicos de pacientes internados no Pronto-Socorro

O Governo do Estado promoveu avanços significativos na estrutura da saúde pública, garantindo mais qualidade, acessibilidade e eficiência no atendimento das demandas de saúde de Belém. O Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM), na avenida Augusto Montenegro, em Belém, em seu primeiro ano de funcionamento, contribui para a descentralização dos atendimentos de urgências e emergências clínicas na região metropolitana.

De janeiro a novembro passado, o Pronto-Socorro Estadual contabilizou mais de 927 mil atendimentos, incluindo internações, cirurgias, exames de imagem e laboratoriais, além da assistência às urgências e emergências clínicas, em regime de 24 horas.
Os serviços de urgência e emergência funcionam, por meio do Pronto Atendimento Adulto e  Pediátrico. Juntos, os dois serviços realizaram 142 mil assistências prestadas pela equipe multiprofissional da unidade de saúde. Entre os números, destaca-se a realização de 4.581 cirurgias, o que representa o compromisso contínuo do governo estadual, com a ampliação do acesso à saúde especializada na região de abrangência. O PSRM também registrou 2.833 internações.

Consolidação dos serviços de urgência e emergência

Entregue em maio de 2024, ao longo deste ano, o PSRM foi aprimorando os serviços que atualmente compõem o perfil assistencial da unidade. De acordo com o diretor-geral do Pronto-Socorro, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, "esses resultados evidenciam não apenas a alta demanda da população, que este ano teve um ganho significativo com a consolidação dos serviços implantados, mas também a capacidade da equipe multiprofissional, que é constantemente treinada para ofertar cuidados resolutivos, humanizados e de qualidade.

“Cada atendimento e cada procedimento evidenciam a consolidação de uma assistência que tem se tornado cada vez mais ágil, com acolhimento e eficiência na resolução das demandas de saúde da população”, assegura o gestor de saúde.

Paciente João Batista

João Batista, 72 anos, do município de Marituba, internado na Ala A da Unidade de Internação Adulto, para cuidar da saúde renal, elogiou os serviços. “O atendimento neste Pronto-Socorro é excelente. Eu me surpreendi demais com tudo e com todos os profissionais. Quando cheguei aqui e vi que ficaria internado em um apartamento exclusivo, para mim, eu quase não acreditei, porque nunca tinha visto isso em hospital público aqui em Belém”, conta o paciente.

'Cuidado humanizado e eficiente', diz titular da Sespa

A secretária de Saúde, Ivete Gadelha Vaz, destacou os avanços alcançados pela unidade em seu primeiro ano completo de funcionamento. “É com grande satisfação que celebramos os resultados do Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, que, em seu primeiro ano, já se consolidou como uma referência no atendimento de urgências e emergências para mais de 3 milhões de pessoas da região metropolitana de Belém. O PSRM tem se mostrado um exemplo de eficiência, humanização e qualidade no serviço público de saúde. Com profissionais que fazem isso ser possível e reforçam nosso compromisso de continuar melhorando a cada dia para atender cada vez mais e melhor a população paraense.”

Segundo o diretor técnico do PSRM, Fábio Sampaio, no âmbito dos serviços cirúrgicos, 2025 foi determinante, e a população paraense teve diversos ganhos dentro do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo. O gestor destacou a consolidação das especialidades cirúrgicas, que com o suporte da equipe multiprofissional, realizaram 4.581 cirurgias, com destaque para o Serviço de Cirurgia Geral (SCG), e para o Serviço de Cirurgia Pediátrica (SCP), que juntos, foram responsáveis pela realização de 4.390 cirurgias, sendo 2.707, gerais.

"Quero destacar os serviços cirúrgicos, pela ampliação do acesso da população às cirurgias feitas por nossos especialistas. As cirurgias bucomaxilofaciais, por exemplo, atendem uma carência histórica dentro da saúde da população do Estado. Tivemos também este ano, a  consolidação das cirurgias videolaparoscópicas (cirurgias feitas com o suporte de vídeo), que impactam na recuperação do paciente de forma mais rápida, diminuindo não só o tempo de internação, mas também as complicações que podem ser causadas pelas cirurgias convencionais. Isso acaba sendo um ganho para a população, visto que esse recurso é inédito dentro da capital. Então, ter um Pronto-Socorro que oferta esse tipo de cirurgia é sem dúvida um ganho significativo para a população", reforça o diretor da área médica do PSRM.

Redução do tempo de espera no atendimento

Especialista em medicina interna, Fábio Sampaio enfatiza a eficácia da organização dos fluxos internos implementados neste ano. "As estratégias que utilizamos nesse sentido, foram responsáveis pela diminuição do tempo médio de atendimento, que comparado aos dados de janeiro, mostra uma redução de 72%, gerando um maior ganho na qualidade do atendimento da população mais carente da nossa população", acrescenta o diretor, Fábio Sampaio.

O PSRM foi um dos sete hospitais do Norte, entre os 20 hospitais públicos do país, selecionados para participar do projeto ONE O ONE - 101 Endowment Fund (One O One) - fundo de dotação internacional sem fins lucrativos, criado em 2018 com o objetivo de melhorar o atendimento em terapia intensiva.

Equipe da UTI Adulto do PSRM, que foi selecionado recentemente para processo de certificação internacional de qualidade

No primeiro semestre desde ano, o PSRM recebeu a certificação de qualidade concedida pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB), à Unidade de Terapia Intensiva Adulta da unidade, que garante que a gestão de indicadores de qualidade e desempenho do setor, composto com 10 leitos, é realizada de acordo com critérios estabelecidos em consonância com resolução da Diretoria Colegiada N° 7 da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), de 24 de fevereiro de 2010, que dispõe sobre requisitos de qualidade para o funcionamento de Unidades de Terapia Intensiva.

O selo Gestão de Indicadores de Qualidade e Desempenho é conferido às UTI 'S adultos e pediátricas, que gerenciam seus indicadores de qualidade, contribuindo para a melhoria da qualidade da medicina intensiva e segurança dos pacientes no Brasil. Por meio do sistema informatizado é permitido a análise em tempo real, benchmarking, e análises preditivas, por meio da alimentação dos dados em tempo hábil dentro do sistema, que depende do engajamento de toda equipe multiprofissional em cumprir os fluxos e processos, visando sempre planos de melhoria dos processos que envolvem a assistência intensiva.

O Pronto-Socorro foi selecionado também para participar do Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos (PGA) em Hospitais do SUS (PeGASUS), iniciativa do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), em parceria com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e apoio do Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários da Saúde (Conass) e Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems). O Programa foi iniciado em 2024, em hospitais públicos, com a proposta de fortalecer a implementação de práticas para o uso racional de antimicrobianos no Sistema Único de Saúde, para prevenir os casos de resistência microbiana nos hospitais.

Estudos de caso

Sustentabilidade e saúde - Em outubro, o Pronto-Socorro recebeu duas menções honrosas pela participação no XVIII Seminário Hospitais Saudáveis 2025, que aconteceu em São Paulo, no Hospital Sírio Libanês, com dois projetos de sustentabilidade desenvolvidos pela Comissão de Sustentabilidade. Por isso, o hospital passou a compor a lista de “Hospitais Saudáveis”- iniciativa do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS) - uma organização não governamental dedicada a promover o conhecimento e mobilizar pessoas e instituições em prol da sustentabilidade do setor de saúde.

Qualificação da equipe - Melhoria contínua da qualidade dos serviços, garantindo segurança, humanização do cuidado, fortalecimento do trabalho em equipe, com discussões diárias e a troca de experiências entre os profissionais. Esses são alguns dos resultados gerados com a educação permanente dos profissionais do Pronto-Socorro no dia a dia da assistência à população.

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) informa que, de janeiro a novembro, foram realizados 447 treinamentos presenciais e onlines para capacitar, aperfeiçoar e qualificar a equipe PSRM, visando a prestação de uma assistência com qualidade e segurança para o paciente de urgência e emergência clínica.

Diretor assistencial do PSRM, Aristônico Rodrigues

O diretor assistencial do Pronto-Socorro, enfermeiro Aristônico Rodrigues, afirma que tudo que foi sendo planejado e desenhado de acordo com o perfil assistencial do paciente do PSRM, já está fluindo dentro dos processos assistenciais, e funcionando bem. Quando necessário, a diretoria Assistencial com o apoio da equipe multiprofissional-, recalcula as rotas, revisita e repensa os processos, e novas estratégias são implementadas a  partir das necessidades do paciente.

"Atualmente, o Pronto-Socorro está muito bem consolidado e estruturado, com a equipe multiprofissional tendo os treinamentos e revalidações necessárias, inclusive, com estudos regulares de casos, e assim a gente cada vez mais segue investindo nos processos de melhoria da assistência à saúde da população", ressalta o diretor assistencial.

Aristônico Rodrigues informa que as implementações são feitas também em caso de aumento da demanda, para que não haja prejuízo na qualidade do atendimento prestado dentro de cada serviço ofertado na instituição de saúde. "Quando necessário, aumentamos o número de profissionais. Fizemos isso para atender os pacientes clínicos com escaras (feridas). Esses pacientes passarão a contar com uma enfermeira estomoterapeuta, que terá uma equipe de enfermeiras e técnicos de enfermagem, e isso irá melhorar ainda mais o serviço. Estamos o tempo todo revendo e revisitando pontos de melhoria para verificarmos se eles ainda atendem a necessidade de cada serviço. Assim, vão surgindo novas ideias e estratégias, para reformularmos o que já ofertamos à população, e assim melhorar ainda mais a nossa assistência", reforça o diretor.

Rafaela dos Santos com o filho João Miguel Fonseca Almeida, paciente do PSRM

João Miguel Fonseca Almeida, de 10 anos, morador do município de Acará, está internado, após infecção em um dedo ferido com vidro. No PSRM, o menino foi avaliado e atendido pela  equipe multiprofissional. A mãe de João Miguel, Rafaela do Socorro dos Santos, recorda que a criança apresentou grande melhora no seu quadro de saúde.

"Quero agradecer a todos os profissionais que estão atendendo o meu filho neste hospital, porque aqui sim, meu filho foi bem atendido desde o início. A médica e a técnica de Enfermagem foram atenciosas no Pronto Atendimento Pediátrico. Também quero deixar meu agradecimento aos profissionais da unidade de Internação. Agradeço à técnica Vitória, à enfermeira Lorena, ao doutor Nilson, fisioterapeuta Jean, e à técnica que está cuidando do meu filho hoje, pela primeira vez, a Cristiane. Não lembro do nome de todos, mas aqui encontrei excelentes profissionais. É um hospital bom e a nota é mil para todos vocês do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo", disse Rafaela Santos.

"Este ano foi desafiador para a equipe PSRM nos primeiros meses do ano, em função do período sazonal, onde o Pronto-Socorro teve um aumento considerável no número de atendimentos relacionados ao inverno amazônico, e tivemos que implementar estratégias para atender a população com rapidez, mantendo a qualidade do atendimento prestado. Durante todo esse período a gente foi melhorando os nossos fluxos de atendimento, e isso vem refletindo na resolutividade, nos nossos números de atendimento e no nosso percentual de satisfação, que atualmente está acima de 98% de satisfação. As estratégias utilizadas durante o inverno amazônico refletiram consideravelmente na qualidade do atendimento e durante todo o ano, a equipe do PSRM manteve o foco no desenvolvimento do trabalho com a agilidade dos serviços, alinhada à segurança do paciente", pontua o diretor-geral do PSRM.

Ação de educação ambiental para crianças internadas

O diretor-geral informou que os avanços na qualidade da assistência à saúde, neste ano, garantiu ao PSRM a certificação de qualidade pelo desempenho da UTI Adulto. "Também crescemos com relação ao nosso papel perante à sustentabilidade ambiental; hoje temos o Setor de Sustentabilidade e uma Comissão de Sustentabilidade".

"Entendemos que saúde e sustentabilidade são áreas indissociáveis. Inclusive, com a inclusão do nosso Pronto-Socorro entre os Hospitais Saudáveis, tivemos importante reconhecimento nacional com as iniciativas sustentáveis do Pronto-Socorro, que contemplam pacientes e funcionários. De uma forma geral, foi um ano bem dinâmico, mas com um saldo muito positivo, e já projetamos o ano de 2026 com novos desafios, para melhorarmos ainda mais a assistência que prestamos à população paraense no Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo", finaliza o diretor-geral do PSRM,  Carlos Vinícius Ribeiro Quadros.

Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto (PSRM) compõe a rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Avenida Augusto Montenegro, no bairro Parque Guajará, com atendimento às urgências e emergências clínicas, e também demandas reguladas pela Sespa, a exemplo de casos clínicos e críticos, encaminhados para tratamentos em especialidades de cirurgia geral, vascular, pediátrica, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia, com a realização de cirurgias minimamente invasivas, feitas via videolaparoscopia