Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA

Hospital Regional do Baixo Amazonas celebra 19 anos com atendimento de excelência

Referência em média e alta complexidade no oeste paraense, o HRBA já realizou mais de 15 milhões de atendimentos, incluindo hemodiálise e captação de órgãos para transplante

Por Gustavo Campos (SECOM)
30/12/2025 18h05

Parte da história de vida de Marta Georgeth Carvalho de Oliveira, 55 anos, se confunde com a do Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, no oeste do Pará. Há 15 anos, ela faz tratamento oncológico na unidade, realizando consultas, exames, procedimentos e todos os atendimentos que precisa.

"Para mim, o Hospital é a minha segunda família. Sempre foi. Eu vim aqui a primeira vez em 2010, e de lá para cá sou bem acolhida, graças a Deus, todas as vezes que preciso. Os médicos, psicólogos e outros profissionais, todos me dão muita atenção", contou a paciente.

Marta de Oliveira é paciente do Hospital desde 2010

Referência e m média e alta complexidade para uma população de aproximadamente 1,4 milhão de habitantes, residentes em 29 municípios do oeste paraense, o HRBA completou 19 anos de fundação em 28 de dezembro. Nesta terça-feira (30), a data foi celebrada com uma cerimônia religiosa e um café da manhã, com a participação de profissionais, pacientes e acompanhantes.

"Hoje nós comemoramos 19 anos de existência do HRBA em pleno serviço, 24 horas e sete dias por semana, entregando saúde de qualidade à população das regiões do Baixo Amazonas, Tapajós e Xingu. É com muita alegria que celebramos essa data, rememorando os percalços enfrentados e vencidos em todos esses anos", ressaltou o diretor-geral da unidade, Matheus Coutinho.

HRBA é referência em saúde pública d qualidade no oeste do Pará

Ana Lúcia Ferreira faz parte desses 19 anos de história. Hoje coordenadora administrativa, a carreira profissional dela foi toda desenvolvida dentro da unidade, onde ela teve oportunidades de estudo, qualificação e promoção. 

"Eu estou há 19 anos aqui. Poder cantar parabéns para o Hospital Regional hoje significa o meu crescimento profissional, a minha trajetória aqui dentro através de estudo, preparação e reconhecimento. E o HRBA não é importante só para mim, mas para toda a comunidade que precisa desse atendimento humanizado. Fica a minha gratidão", afirmou Ana Lúcia.

Atendimentos - Em funcionamento desde 28 de dezembro de 2006, o Hospital Regional, que pertence ao Governo do Pará e é administrado pelo Instituto Social Mais Saúde (ISMS) desde 2022, já realizou 15.288.219 atendimentos. São 992.193 consultas médicas; 76.901 cirurgias em mais de 20 especialidades; 89.326 internações e 11.178.045 exames, entre outros serviços.

Dirceu Diniz é atendido no Centro de Terapia Renal Substitutiva

Um dos beneficiados é Dirceu Diniz, 42 anos. Há três anos, ele começou o tratamento no Centro de Terapia Renal Substitutiva (CTRS), realizando sessões de hemodiálise três vezes na semana.

"O Hospital Regional proporciona uma melhor qualidade de vida para nós, que somos pacientes renais crônicos. Quanto aos profissionais, são todos muito qualificados e humanamente nos atendem muito bem. Tem essa questão da humanização, da preocupação, tanto durante o tratamento no salão, quanto fora. É importante termos na cidade de Santarém um centro de referência como o HRBA", disse Dirceu.

Histórico e conquistas - O HRBA foi construído pelo Governo do Pará como estratégia para descentralizar o atendimento à saúde no Estado, evitando que a população do oeste paraense fosse buscar atendimento de média e alta complexidade nas capitais mais próximas.

A unidade homenageia o Dr. Waldemar Penna, profissional que atuou como clínico geral, cirurgião e anestesista, entre os anos 1950 e 2000, em uma época em que os profissionais precisavam atender a múltiplas demandas devido à escassez de médicos na Região de Integração Baixo Amazonas.

Celebração da missa em ação de graças pelos 19 anos do HRBA

A instituição é referência em Oncologia - habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) -, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, além de Terapia Renal Substitutiva. Em novembro de 2016, a unidade iniciou o programa de transplantes de rim, e, desde 2012, realiza captação de órgãos.

Em 2015, o HRBA conquistou, e vem mantendo, a Certificação de Excelência da Organização Nacional de Acreditação (ONA), nível III, que atesta o alto desempenho na segurança e na qualidade do atendimento prestado aos usuários.

Os 19 anos do HRBA consolidam a saúde de excelência no interior do Pará, ofertando atendimento especializado e humanizado para quem precisa e está mais distante da capital.

Comemoração reuniu profissionais que ajudam a construir uma história de eficiência de quase duas décadas

"É um dia de celebrar um hospital tão importante, de alta complexidade, e agradecer a Deus pela vinda desse hospital para cá, pela estrutura dele, pelos serviços ofertados. Para nós, é um marco. E a gente espera que esse gigante da região cresça cada vez mais, e que a gente continue ofertando uma assistência em saúde de qualidade à essa população que tanto precisa", ressaltou a diretora do 9° Centro Regional de Saúde, Aline Cunha.

"Nascido da ideia da descentralização da saúde, o HRBA até hoje entrega o serviço para que foi projetado. É com muita alegria que comemoramos essa data e esses mais de 15 milhões de atendimentos para quem precisa. Para o Instituto Social Mais Saúde, é uma honra gerir este diamante do Estado do Pará, e ficamos muito felizes em fazer parte deste momento em um hospital que é tão importante para tantas pessoas", concluiu Matheus Coutinho.

Serviço: O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, Bairro Diamantino, em Santarém.