Avenida Independência recebe ação educativa para prevenir acidentes
O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) fez nesta quinta-feira (20) ações educativas na Avenida Independência, em Ananindeua, Região Metropolitana de Belém. Equipes de agentes de fiscalização de trânsito e agentes de educação montaram barreiras fixas, próximo ao canteiro do conjunto Paar, e fizeram abordagens ao público. Pedestres, ciclistas, motociclistas e demais condutores receberam orientações e material educativo.
Segundo o coordenador de Educação de Trânsito do Detran, Diego Valente, a intenção é fazer ações permanentes de prevenção de acidentes de trânsito na via pública, levando para a população noções de segurança, respeitabilidade e convivência no trânsito. A obrigatoriedade do uso de acessórios como o cinto de segurança e o combate ao uso de itens que desviam a atenção do motorista ao volante, como álcool e celular, são alguns dos temas abordados nos materiais distribuídos pelos agentes.
Para o coordenador de Operações do Detran, Walmero Costa, o sucesso das ações depende da união de esforços entre as insituições da área de segurança pública e a comunidade. “As instituições do sistema de segurança precisam estar sempre atentas e vigilantes, mas é fundamental que a população também faça a sua parte. O pedestre tem de usar a faixa para fazer a travessia da via pública, o ciclista deve transitar na ciclovia e, ao atravessar na faixa, ele tem de descer e conduzir a bicicleta até o fim da travessia”, disse.
Walmero Costa ressaltou outras ações importantes, que devem ser adotadas nas vias públicas, principalmente em locais de grande fluxo de pessoas. “O condutor deve ficar atento para a sinalização de velocidade da via e parar nas faixas cidadãs, sempre que houver alguém aguardando para fazer a travessia. O motociclista deve seguir as mesmas regras do condutor de veículo. Se todos adotarem esse tipo de comportamento, o ambiente se torna mais seguro e mais humano, o que vai refletir consideravelmente na diminuição de ocorrências graves de acidentes de trânsito”, afirmou o coordenador.
Segundo registros do Detran, no ano passado 190 pessoas foram vítimas de atropelamentos na Avenida Independência; 101 ficaram feridas. As manobras irregulares, decorrentes da imprudência de motoristas que transitam no local, ainda são a principal causa de acidentes.