Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO
English Version

Programa Detranzinho reinicia ações educativas após o recesso escolar de 2025

O projeto pedagógico é voltado para escolas públicas e privadas, tendo como tema central a segurança no trânsito

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
12/08/2025 13h15

O Departamento de Trânsito do Estado (Detran) retomou, nesta terça-feira, 12, as atividades pedagógicas do Detranzinho após o período de férias escolares de julho. A programação do cronograma iniciou com a visita de 16 alunos, com faixa etária entre 4 e 5 anos, da educação infantil da escola Centro Educacional Ana Maria Araújo (Ceama), do bairro da Cabanagem, em Belém.

O Detranzinho é um projeto pedagógico sob a administração do Detran, voltado para escolas públicas, privadas e instituições sociais, e que visa ressaltar a educação viária para crianças e adolescentes, destacando o respeito e os princípios que devemos ter no trânsito. O principal objetivo é construir com as crianças hábitos responsáveis e conscientizar para um trânsito mais seguro, de forma que possam aprender e colocar esses ensinamentos em prática no dia a dia.

A gerente de Programas e Projetos Pedagógicos da Coordenadoria de Educação, Edilssa Carla, falou sobre como foi o primeiro semestre de 2025, o esperado para a segunda parte do ano e como o número de crianças e adolescentes foi maior do que o previsto.

Edilssa Carla, gerente de programas e projetos pedagógicos da Coordenadoria de Educação do Detran

“Neste ano de 2025, com o nosso programa Escolas em Trânsito, nós conseguimos fechar o semestre capacitando um grande número de crianças e adolescentes. Nós esperamos que aumente esse nosso público, até porque vem aí a Semana Nacional de Trânsito e o Dia das Crianças, em outubro, quando teremos uma atividade específica. Então, pretendemos pelo menos aumentar em 20% em relação ao primeiro semestre", destacou Edilssa. 
 
Somente neste ano, o Detran capacitou em ambiente externo, 2.741 crianças, incluindo 33 atípicas, provenientes de 51 escolas em 11 municípios. No espaço do Detranzinho, foram atendidas 622 crianças de 26 escolas. 

As crianças da turma do Jardim da escola Ceama participaram de palestras lúdicas, vídeo interativo que mostra noções de direção e regras de trânsito. Elas assistiram também a uma pequena apresentação introdutiva com fantoches que fazem perguntas sobre o trânsito, além de brincadeiras no minicircuito do Detranzinho. Com a ajuda da equipe de educação do projeto, os pequenos condutores aprenderam sobre as cores do semáforo e seus deveres, noções de tráfego de veículos e ciclistas, limites de velocidade, dentre outras dicas.

Juliana Santos, professora

A professora Juliana Santos, 35, falou sobre a importância de trazer as crianças para aprender os ensinamentos sobre o trânsito e como isso é fundamental para o desenvolvimento dos alunos. “A gente entrou em contato com o Detran por e-mail nos receberam hoje aqui. Essa experiência está sendo maravilhosa para as crianças estarem aprendendo de forma lúdica sobre a segurança no trânsito. Então, está sendo de extrema importância e muito importante porque, com essa experiência e o aprendizado deles hoje, eles vão levar para suas casas, para seus familiares, para os pais, sobre como manter a segurança no trânsito”, comentou.

O Detranzinho continuará atendendo ao longo deste mês de agosto. As escolas e instituições sociais que desejarem participar do projeto podem solicitar agenda pelo e-mail [email protected].

Texto de Anna Kelly Saraiva / Ascom Detran