Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SUSTENTABILIDADE
English Version

Sediado no PCT Guamá, Ceamazon comemora 15 anos como referência em energia na Amazônia

Evento reúne especialistas para discutir soluções sustentáveis para a energia na Amazônia

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
09/07/2025 13h50

O Centro de Excelência em Eficiência Energética da Amazônia (Ceamazon), vinculado à Universidade Federal do Pará (UFPA) e residente do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, celebra 15 anos de atuação com o seminário “15 anos de Eficiência Energética na Amazônia: Visando a Transição Energética”, realizado nesta quarta (9) e quinta-feira (10), em Belém. A programação reúne especialistas, gestores, pesquisadores e representantes do setor produtivo para discutir soluções sustentáveis voltadas à realidade energética da região amazônica.

A cerimônia de abertura contou com a presença dos diretores da Fundação Guamá, João Weyl e Danilo Cosenza, instituição de ciência e tecnologia (ICT) responsável pela administração do Parque. O evento marca um momento de troca de experiências, apresentação de resultados e debate sobre os rumos da eficiência energética, promovendo o diálogo entre academia, mercado e sociedade.

Maria Emília Tostes

A programação inclui palestras, mesas-redondas, minicursos, exposições de projetos desenvolvidos pelo Ceamazon e instituições parceiras, além de apresentações culturais. A coordenadora do Centro, professora Maria Emília Tostes, destacou o crescimento do Ceamazon, especialmente na oferta de consultorias e serviços especializados, bem como no desenvolvimento de soluções inovadoras para o setor elétrico. “Nossa atuação em pesquisa e desenvolvimento tem sido cada vez mais expressiva, principalmente em colaboração com empresas do setor. Isso fortalece o impacto do Ceamazon na Amazônia”, afirmou.

Comprometido com a sustentabilidade, o seminário adota práticas ambientais responsáveis, como a eliminação de copos descartáveis, uso de materiais recicláveis e incentivo à mobilidade elétrica, com ônibus elétricos circulando pelo campus da UFPA e PCT Guamá para o transporte da comunidade de ambos espaços.

Maria Iracilda Sampaio

Representando o reitor da UFPA, a professora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade, Maria Iracilda Sampaio, destacou o papel estratégico do Ceamazon na formação de recursos humanos, na produção científica e na inovação tecnológica, especialmente no contexto da transição energética. “Em apenas 15 anos, o Ceamazon tem se destacado pela excelência na formação de pessoas, na produção científica e no desenvolvimento de soluções inovadoras. É fundamental haver mais investimentos para que a UFPA, por meio de iniciativas como essa, continue contribuindo de forma decisiva para a sustentabilidade e o enfrentamento das emergências ambientais”, afirmou. Ela também elogiou o Instituto de Tecnologia (Itec) e a atuação da professora Emília Tostes, homenageada durante o evento, como exemplo de liderança feminina na engenharia.

João Weyl

O diretor-presidente da Fundação Guamá, João Weyl, reforçou a relevância do Ceamazon como espaço estratégico dentro do ecossistema de ciência, tecnologia e inovação do Pará. “O Ceamazon tem um papel histórico na construção da inovação no Pará. Desde sua criação, atua como referência em pesquisa, formação e desenvolvimento tecnológico, liderando iniciativas hoje reconhecidas em todo o estado”, afirmou. Ele lembrou que o Centro foi o primeiro prédio do PCT Guamá e abrigou a primeira diretoria da Fundação Guamá, consolidando-se como âncora do Parque.

Marcel Botelho

Também presente à cerimônia, o diretor científico da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), Marcel Botelho, parabenizou o Ceamazon e destacou a importância de projetos científicos orientados por missão e impacto social. “A ciência não pode ser um fim em si. Ela deve servir à sociedade. O Ceamazon é exemplo disso, ao combinar excelência científica com compromisso com a transformação da realidade amazônica”, pontuou, reforçando o papel das agências de fomento no apoio à pesquisa voltada ao desenvolvimento sustentável.

Inovação e sustentabilidade, na prática - Instalado no PCT Guamá, o Ceamazon é o primeiro centro da Amazônia voltado exclusivamente à eficiência energética. Criado por meio de uma parceria entre a Eletrobrás, a UFPA e o Governo do Estado do Pará, o Centro atua como instituição pública de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) voltada a soluções sustentáveis para os desafios energéticos da região.

Com uma abordagem interdisciplinar, o Ceamazon reúne pesquisadores das áreas de Engenharia Elétrica, Computação, Engenharia Civil, Mecânica, Química, Arquitetura e Urbanismo. Tornou-se referência em iniciativas pioneiras, como o primeiro projeto de mobilidade elétrica da Amazônia, que viabilizou a aquisição de dois ônibus elétricos para a UFPA, o primeiro catamarã com propulsão elétrica da região, o desenvolvimento do primeiro corredor verde amazônico e a implementação da primeira microrrede híbrida com baterias e supercapacitores.

“Conseguimos, por exemplo, trazer esse projeto em parceria com a Norte Energia, que impulsionou a mobilidade elétrica no Pará. Também desenvolvemos um sistema de gestão que monitora prédios da universidade. Temos avançado bastante em diversas frentes”, destacou a professora Maria Emília Tostes.

O Centro dispõe de sete laboratórios especializados, voltados à pesquisa, ensino e prestação de serviços. Realiza análises técnicas em sistemas de iluminação, refrigeração e desempenho térmico de edificações, além de desenvolver softwares e hardwares voltados ao monitoramento e uso eficiente da energia elétrica. Também oferece consultorias a empresas e órgãos públicos, sempre com foco em inovação, sustentabilidade e inclusão social.

Parcerias e serviços especializados - Os laboratórios de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) do PCT Guamá aliam conhecimento científico à competitividade de mercado. Projetos públicos e privados podem acessar os recursos do PCT Guamá com a apresentação da sua demanda pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (91) 3321-8908 e 3321-8909.

Referência em Inovação na Amazônia - O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo conta com mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos e uma escola técnica.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.