Sedeme promove oficina de pintura em tecidos na Usina da Paz Terra Firme
Ação faz parte da atuação da Sedeme no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), inserido no Programa Territórios pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) está oferecendo mais um curso dentro do Projeto Usina da Paz (UsiPaz). Desta vez, a capacitação ofertada é o curso de pintura em tecidos, com foco na personalização de camisetas e guardanapos, ministrado pela artista plástica e designer de moda Celeste Heitmann.
A atividade conta com a participação de dez moradores das proximidades da Usina da Paz Terra Firme e busca fortalecer o desenvolvimento econômico e social da comunidade. A capacitação alia técnica, talento e criatividade, incentivando a produção artesanal, com a criação de peças exclusivas, abrindo novas oportunidades de renda para comunidade do entorno da Usina.

Com carga horária de oito horas, o curso iniciou na tarde da terça-feira (27) e será concluído na quarta-feira (28), com a entrega de certificados aos participantes.
A ação faz parte do cronograma de atividades da Sedeme, no âmbito do Projeto Usina da Paz (UsiPaz), que está inserido no Programa Territórios pela Paz (TerPaz), executado pelo Governo do Pará, sob a coordenação da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

De acordo com Celeste Heitmann, a técnica utilizada durante as aulas envolve o uso de stencil (molde vazado em acetato recortado a laser), aliado a técnicas artísticas e criativas, permitindo a pintura em tecidos com uma ampla variedade de desenhos e formas. “O método facilita o acesso à arte e possibilita a personalização de tecidos, tornando o processo criativo mais acessível e versátil”, explica Celeste.
Durante as aulas, Heitmann apresenta os diferentes pincéis e suas aplicações. “Existem diversos tipos e tamanhos de pincéis, cada um com uma função específica. Geralmente, os maiores servem para espalhar a tinta em áreas amplas, enquanto os finos são ideais para contornos e acabamentos detalhados. No curso, utilizo uma técnica voltada para iniciantes, demonstrando materiais, tintas e moldes vazados, que facilitam a pintura e eliminam a necessidade de desenhar à mão livre”, afirma.

Na ocasião, a artista plástica compartilha dicas fundamentais, como a fixação adequada do stencil no tecido ou superfície, que pode ser feita com fita adesiva, e a escolha do tecido ideal. “Os tecidos de algodão são os mais indicados, pois facilitam a aderência da tinta. Já os tecidos sintéticos não são recomendados para essa técnica, pois exigem materiais e métodos específicos para garantir um bom resultado”, explica Celeste.
Edilamar Saraiva, policial militar aposentada e aluna do curso, destacou a importância da pintura em tecido em sua vida: "Comecei a dar meus primeiros traços na arte de pintar aos 14 anos e, desde então, nunca parei. Hoje em dia, comercializo minhas peças e estou sempre em busca de oficinas e cursos para aprimorar ainda mais meu conhecimento e aplicar novas técnicas no meu trabalho. Pintar vai muito além da venda: é uma forma de relaxar, aliviar o estresse e me conectar comigo mesma. Participar deste curso ministrado pela Celeste está sendo maravilhoso. Estou aprendendo novas técnicas e tenho certeza de que sairei daqui com muito aprendizado."

Célia Nogueira, 42 anos, que trabalha com a venda de artesanato, também compartilhou sua experiência: "Este curso tem sido uma ótima oportunidade para aprimorar meu trabalho com artesanatos e pintura em tecido. As técnicas ensinadas pela professora Celeste Heitmann são valiosas e vou aplicá-las nas minhas próximas peças. Aqui, estou aprofundando meus conhecimentos, desde a escolha do tecido, tintas e técnicas de finalização. Cada detalhe faz diferença na finalização das peças. A professora ensina de forma leve e prática, o que nos motiva a continuar e desperta ainda mais interesse em aprender. A Usina da Paz tem se destacado por oferecer cursos de qualidade, proporcionando experiências transformadoras”, destacou.