Parceria entre Fapespa e Universidade de Birmingham incentiva internacionalização da pesquisa no Pará
Chamada pública lançada nesta quinta-feira (15) destina R$ 350 mil para projetos conjuntos entre pesquisadores do Pará e do Reino Unido

A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas do Pará (Fapespa), em parceria com a University of Birmingham (UoB), do Reino Unido, lançou nesta quinta-feira (15), a chamada pública nº 004/2025 – Connect Amazônia. A iniciativa integra o Programa Engage Amazônia 2025 e tem como objetivo fomentar projetos de pesquisa científica alinhados às políticas públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo do Pará, com foco na promoção da internacionalização de grupos de pesquisa e instituições paraenses.
Com investimento estadual de R$ 350 mil, a chamada busca impulsionar estudos que enfrentem os desafios ambientais, sociais e econômicos da Amazônia, por meio da cooperação entre pesquisadores do Pará e do Reino Unido.
As propostas deverão estar em consonância com temas estratégicos para o desenvolvimento sustentável da região e serão avaliadas a partir de critérios como originalidade, relevância científica e tecnológica, clareza de objetivos e metas, consistência metodológica e adequação orçamentária e cronológica. A seleção também considerará o potencial de impacto dos projetos para a formação de parcerias duradouras entre instituições brasileiras e britânicas.
As inscrições estão abertas até o dia 13 de junho de 2025 e devem ser realizadas por meio da plataforma da Fapespa, no endereço: Chamada nº 004/2025 - Connect Amazônia. O resultado final está previsto para ser divulgado no dia 25 de julho de 2025, podendo haver alterações conforme o andamento da análise técnica.
Segundo o diretor científico da Fapespa, Deyvison Medrado, a ação fortalece a política de internacionalização da ciência no estado. "A Fapespa visa ampliar o alcance e a qualidade das pesquisas desenvolvidas no Pará, promovendo a troca de experiências com instituições de referência mundial. Essa parceria com a University of Birmingham é estratégica para consolidar redes colaborativas de longo prazo voltadas à produção de conhecimento e inovação na Amazônia”, destacou.
Cooperação internacional
A chamada Connect Amazônia é uma das ações previstas no Acordo de Cooperação Internacional para Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) nº 001/2025, firmado entre o Governo do Pará, Fapespa e University of Birmingham. O acordo busca estabelecer colaborações duradouras em áreas-chave como mudanças climáticas, desmatamento, bioeconomia, soluções baseadas na natureza e conflitos de terra.
O Engage Amazônia 2025 é um programa multidisciplinar que pretende gerar resultados científicos aplicáveis ao contexto amazônico, ao mesmo tempo em que fortalece a presença da produção acadêmica paraense no cenário global.
Serviço - As dúvidas sobre o edital podem ser encaminhadas para o e-mail: [email protected]
Texto: Alice Mendonça, com supervisão da jornalista Manuela Oliveira.