Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE PÚBLICA
English Version

Gestores do Hospital Ophir Loyola visitam Hospital de Amor, referência nacional em oncologia

A iniciativa permitiu conhecer modelos de gestão, inovação e práticas assistenciais, a fim de fortalecer a assistência oncológica no Pará

Por Leila Cruz (HOL)
30/04/2025 14h41

Em uma ação voltada à qualificação dos serviços de saúde pública no Pará, gestores do Hospital Ophir Loyola e autoridades participaram de visita técnica ao Hospital de Amor, localizado em Barretos, interior de São Paulo (SP). Reconhecido como um dos principais centros de excelência no tratamento oncológico na América Latina, o Hospital de Amor (HA) é referência nacional em tecnologia, humanização e pesquisa em câncer.

Profissionais que participaram da visita técnica à unidade de saúde em Barrtetos

A visita teve como principal objetivo conhecer de perto os protocolos assistenciais, modelos de gestão e práticas inovadoras adotadas pela instituição paulista. A equipe do "Ophir Loyola" foi recebida por representantes da diretoria do Hospital de Amor, e acompanhou uma programação que incluiu visitas técnicas aos centros de diagnóstico por imagem, radioterapia, quimioterapia, enfermarias e centro cirúrgico oncológico.

Inovação - Os diretores também foram ao Instituto de Ensino e Pesquisa (IEP) do Hospital, que capacita profissionais e desenvolve estudos clínicos em oncologia, e ainda ao Setor de Inovação e Tecnologia, onde conheceram projetos de integração entre inteligência artificial e medicina personalizada no combate ao câncer.

“A experiência foi extremamente enriquecedora. O Hospital de Amor é um modelo de como oferecer um atendimento oncológico de excelência, com foco na alta resolutividade. A ideia é trazer, futuramente, essas práticas adaptadas à nossa realidade regional, sempre pensando na qualidade de vida e no bem-estar dos nossos pacientes”, destacou o diretor Clínico do Hospital Ophir Loyola, Fábio Araújo.

Segundo ele, manter contato com a experiência e as práticas de humanização do HA qualifica ainda mais os processos de acolhimento e cuidados centrados nos pacientes do HOL. “A humanização é de extrema importância para nós. Então, compreender, de forma concreta, como a excelência no cuidado vai além dos procedimentos médicos é valorizar o ser humano em cada etapa, com empatia, respeito e dignidade", enfatizou.

Eficiência e humanização - Para o diretor Administrativo do HOL, Yan Serrão, a troca de conhecimentos também amplia a visão sobre a sustentabilidade de um hospital público de alta complexidade. “O Hospital de Amor mostra que é possível conciliar gestão eficiente, captação de recursos, inovação tecnológica e atendimento humanizado. Isso reforça a importância de políticas institucionais voltadas à modernização dos processos administrativos e à valorização dos profissionais de saúde”, acrescentou.

O Hospital Ophir Loyola, sediado em Belém, é uma instituição pública estadual e referência em tratamento oncológico na Região Norte. Com mais de 100 anos de atuação, o HOL atende milhares de pacientes anualmente, e desempenha um papel fundamental na luta contra o câncer na região amazônica, sendo também referência em cuidados paliativos, e ensino e pesquisa.

A visita técnica ao Hospital de Amor faz parte de um plano governamental mais amplo, que busca fortalecer a rede de assistência de alta complexidade em oncologia no Pará.