Autismo é tema de palestra realizada pelo CIIR para funcionários do Banpará
Evento on-line levou informações sobre Transtorno do Espectro Autista a servidores da capital e do interior, em mais uma iniciativa de educação inclusiva
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, realizou capacitação on-line sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA), na sede do Banco do Estado do Pará (Banpará). A ação de educação inclusiva e saúde ocorreu na última quinta-feira (24), e foi conduzida por Samilly Batista, coordenadora Assistencial do Centro Especializado em Transtorno do Espectro Autista (Cetea), instituição do Governo do Pará que integra o Complexo de Reabilitação.
A atividade integra a campanha Abril Azul, voltada à conscientização sobre o autismo. A palestra foi transmitida para cerca de 3 mil servidores públicos, que atuam nas unidades do Banpará nos 144 municípios paraenses.

Peças que encaixam - De acordo com Roseane Castro, assistente social da instituição bancária, a iniciativa fez parte do ciclo de palestras em saúde, intitulado “Quando nos conscientizamos todas as peças se encaixam”. Segundo ela, o tema foi escolhido por estar alinhado ao calendário do Ministério da Saúde e por atender à demanda dos próprios funcionários.
“A palestra foi programada e pensada em relação ao nosso calendário de ações em saúde. Como recebemos uma demanda expressiva de nossos colaboradores, não poderíamos deixar passar despercebido o mês de conscientização sobre o autismo. Planejamos um ciclo de palestras sobre o tema com foco nos funcionários, para conscientizar, quebrar estigmas e disseminar mais informação sobre o Transtorno do Espectro Autista”, explicou Roseane Castro, que integra a Gerência de Saúde e Segurança do Trabalho (Gesat) do Banpará.
Para Samilly Batista, o momento foi um passo concreto rumo à inclusão. Ela disse que, “como profissional da área, sei o quanto é essencial levar informação de qualidade para todos os cantos. Essa palestra on-line mostrou que é possível alcançar lugares onde, muitas vezes o conhecimento não chega. Esse também é um compromisso do Cetea e do CIIR: formar multiplicadores e promover educação em saúde. O engajamento das pessoas foi o mais bonito de ver. Perguntas, comentários, agradecimentos. Esse tipo de interação mostra que estamos no caminho certo”, afirmou a coordenadora Assistencial do Cetea, que é neuropsicopedagoga e especialista em Intervenção ABA (Análise Comportamental Aplicada) para pessoas com autismo e deficiência intelectual.

Inclusão – O treinamento alcançou profissionais da capital e do interior. A analista Mayara Pacheco, 35 anos, considerou a palestra relevante. “Foi muito esclarecedor para pessoas que vivem esse mundo, como eu, que sou mãe de um autista, e também para quem não sabia como lidar. A palestra ajudou a diminuir o preconceito e aumentar a inclusão no atendimento aos clientes e nas relações entre colegas e nas famílias”, acrescentou.
Já a técnica bancária Lusielida Araújo, 41 anos, de Parauapebas (no sudeste paraense), enfatizou a importância da abordagem multidisciplinar do conteúdo. Segundo ela, “eu tenho um filho autista, e confesso que é tudo muito novo pra mim. Entender e aprender sobre o autismo é fundamental. A palestra foi essencial para capacitar, oferecer um espaço seguro e acolhedor aos funcionários. Parabéns ao CIIR e ao Cetea pela iniciativa inclusiva”.
Estrutura – O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade a Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do CIIR e do Cetea por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que, por sua vez, encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O CIIR e Cetea são órgãos do Governo do Pará administrados pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Cetea funciona na Rua Presidente Pernambuco, nº 489, bairro Batista Campos, em Belém. O CIIR está localizado na Rodovia Arthur Bernardes, nº 1000, também na capital paraense. Mais informações: (91) 4042-2157/58/59.
Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR