Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Regional do Baixo Amazonas humaniza ações para atender pacientes de longa permanência

Comemorações de aniversário e saídas de leito ajudam no bem-estar dos usuários, fundamental para a recuperação e tratamentos

Por Gustavo Campos (SECOM)
25/04/2025 12h23
Registros fotográficos de bebês e mães na UTI Neonatal também são ações de humanização, diz Hospital em Santarém

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de habitantes residentes em 29 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, atende uma série de pacientes de longa permanência. São usuários que ficam internados na unidade em tratamento durante períodos extensos. Atualmente, a instituição tem 48 pacientes nesta condição há, pelo menos, 30 dias.

Pensando no bem-estar dessas pessoas, os profissionais da unidade promovem ações humanizadas para melhorar a estadia delas e contribuir com a saúde mental e emocional, que são fundamentais no processo de recuperação.

"O longo processo de hospitalização gera diversos fatores estressores que impactam o estado emocional e psicológico do paciente, comprometendo sua saúde mental. Proporcionar um momento de comemoração tem como objetivo promover sentimentos de alegria, satisfação e bem-estar", explicou o psicólogo do hospital, Alexandre Vinícius Ferreira.

Rosinaldo Pantoja ganhou parabéns pelo aniversário de 62 anos. Ele está há 1 ano e 8 meses na UTI por doença degenerativa. 

Um desses momentos foi realizado com Rosinaldo Pantoja, que esta semana comemorou o aniversário de 62 anos. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do HRBA há 1 e 8 meses em tratamento de uma doença degenerativa e a equipe multiprofissional junto com o setor de humanização da instituição decidiram promover uma festa em comemoração à data.

Ele foi avaliado e teve a saída do leito liberada. Acompanhado pelos técnicos e enfermeiros, foi até um dos solários da unidade para receber os parabéns dos familiares e profissionais que prestam assistência a ele todos os dias. Uma surpresa que deixou o paciente e toda a família emocionados. "Fiquei feliz. Gostei de tudo o que preparam e senti que ele também ficou alegre", agradeceu a esposa do paciente, Maria Helena Santos da Costa.

"O que a gente busca é a humanização dos cuidados. A gente faz com que ele tenha conforto, melhora a qualidade de vida e dá esse suporte psicológico tanto para o paciente quanto para os familiares. A nossa equipe está toda empenhada para oferecer isso aos usuários ao longo da internação", destacou a médica Cenilde da Costa Araújo.

em Santarém, HRBA é referência em assistência de média e alta complexidade no oeste paraense

Outras ações - Além dos aniversários, o HRBA também realiza outras atividades com os pacientes internados na unidade, como passeios terapêuticos pela área externa do hospital e registro de fotos dos bebês em tratamento na UTI Neonatal, que são entregues às mães dos pequenos.

"Essas ações trazem acolhimento e esperança ao paciente, que se sente lembrado e valorizado em um momento difícil. Para os familiares, é um gesto que conforta e fortalece. E para nós, profissionais, é uma forma de humanizar ainda mais o cuidado, criando laços e tornando o ambiente hospitalar mais leve e empático. pequenos gestos como esse têm um grande impacto na recuperação e no bem-estar de todos", ressaltou a supervisora de humanização, Karine Campos.

Tudo com o objetivo de proporcionar a melhor experiência a quem precisa dos serviços de saúde. "Nosso compromisso é cuidar dos nossos pacientes. E isto vai além do tratamento das doenças. Queremos proporcionar uma recuperação completa a eles, valorizando o bem-estar e a saúde mental e emocional, que são tão importantes no processo de recuperação", concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Serviço:

O Hospital do Baixo Amazonas presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e fica localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, bairro Diamantino, em Santarém.