Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Um presente de Natal que salva vidas: campanha de doação de sangue mobiliza solidariedade no HOL

Ação em parceria com a Fundação Hemopa reforça estoques no período de fim de ano e convida colaboradores e comunidade a transformarem esperança em cuidado

Por Brenna Godot (HOL)
17/12/2025 11h11
Campanhas anteriores de doação de sangue no HOL

O fim do ano é tradicionalmente um período de esperança, reencontros e renovação. No Hospital Ophir Loyola (HOL), esse sentimento ganha um significado ainda mais profundo com a realização da campanha “Um presente de Natal que salva vidas: sua doação”, promovida em parceria com a Fundação Hemopa. A iniciativa tem como objetivo reforçar os estoques de sangue e garantir a continuidade do tratamento de pacientes atendidos pela instituição.

Referência no Estado do Pará em atendimentos de alta complexidade, o HOL é uma das unidades da rede pública que mais demandam transfusões sanguíneas, em razão do perfil assistencial voltado a especialidades que exigem suporte hemoterápico contínuo. De acordo com o coordenador da Agência Transfusional, Rodrigo Barros, essa necessidade é reflexo direto dos serviços ofertados pelo hospital.

“Devido ao seu perfil de assistência e à alta complexidade dos tratamentos que oferece, o HOL é referência no Estado do Pará em especialidades médicas que exigem um grande volume de transfusões sanguíneas, como oncologia, neurologia, nefrologia e transplantes”, explica.

No período de fim de ano, o cenário se torna ainda mais desafiador. Enquanto a demanda por sangue permanece elevada, o número de doadores tende a diminuir em função das festas, recessos e viagens. Por isso, campanhas como essa tornam-se essenciais para manter os estoques em níveis seguros.

“Pela combinação de tratamentos e intervenções médicas de alta complexidade, o HOL registra uma das maiores demandas transfusionais da rede pública do Pará. É necessário restabelecer constantemente o estoque da Fundação Hemopa, principalmente em épocas onde há baixa adesão de doadores, como no período das festas de final de ano, recesso e férias”, reforça Rodrigo Barros.

Além da importância técnica, a campanha carrega um forte caráter humano e social. Para a assistente social da Agência Transfusional, Albertina Oliveira, a doação de sangue representa esperança para pacientes e familiares que enfrentam momentos de fragilidade.

“A doação de sangue representa muito mais do que um gesto solidário ela se transforma em vida. Para os pacientes, especialmente aqueles que enfrentam cirurgias, tratamentos oncológicos, anemias graves ou emergências, o sangue doado possibilita a continuidade do cuidado e da recuperação. Para as famílias, cada bolsa simboliza uma chance real de recomeço e alívio em momentos de medo e incerteza”, destaca.

Albertina também ressalta a importância de estimular a participação da comunidade justamente no período natalino, quando os estoques costumam sofrer quedas significativas.

“O período natalino desperta sentimentos de solidariedade, cuidado e união. Ao mesmo tempo, muitos serviços de saúde enfrentam redução no número de doadores, enquanto a demanda permanece alta. Estimular a comunidade a participar dessa campanha é fundamental para garantir que nenhum paciente fique desassistido e para reforçar a cultura do cuidado coletivo”, afirma.

A humanização é um dos pilares que orientam todo o processo de captação de doações no Hospital Ophir Loyola. Segundo a assistente social, o acolhimento ao doador é parte fundamental desse compromisso.

“O HOL busca acolher cada doador com respeito, escuta ativa e orientação clara, garantindo que ele se sinta seguro e valorizado. As equipes são preparadas para criar um ambiente gentil, que reconhece o tempo e a sensibilidade de quem se dispõe a doar. Assim, a humanização não é apenas uma prática interna, mas um compromisso com doadores, pacientes e famílias”, explica.

Campanhas anteriores de doação de sangue no HOL

Para o superintendente do Instituto Central (SUIC), Dr. Carlos Henrique, ações como essa reforçam o compromisso institucional do hospital com uma assistência resolutiva e humanizada.

“As ações de doação de sangue realizadas pelo Hospital Ophir Loyola reforçam seu compromisso com a assistência resolutiva e humanizada, garantindo a eficácia dos tratamentos ao permitir o início e a continuidade de procedimentos que salvam vidas, como cirurgias de grande porte e quimioterapia. De forma humanizada, essas ações também evitam a angústia e o desespero dos pacientes, reforçando nosso papel como instituição pública de responsabilidade social, que mobiliza a comunidade em prol da vida”, destaca.

A campanha conta ainda com o apoio da Diretoria do Hospital Ophir Loyola, que reforça o papel da instituição no incentivo a causas que salvam vidas. Para a gestão, iniciativas como essa são fundamentais para assegurar a continuidade da assistência, fortalecer a responsabilidade social do hospital e reafirmar o compromisso com cuidado humanizado, especialmente em períodos de maior demanda como o fim de ano.

Quem pode doar?

Para ser candidato à doação de sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos, sendo que menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal, pesar mais de 50 quilos, estar em boas condições de saúde e apresentar documento oficial, original e com foto no momento da doação.

A campanha “Um presente de Natal que salva vidas: sua doação” acontece nos dias 18 e 19 de dezembro, das 7h às 16h , em frente ao Hospital Ophir Loyola, na Avenida Magalhães Barata, com a presença da unidade móvel e da equipe da Fundação Hemopa para atender colaboradores e o público em geral.

Cada doação pode ajudar até quatro pessoas, oferecendo não apenas sangue, mas também tempo, cuidado e a chance de um novo começo. Neste Natal, um gesto simples pode transformar histórias e salvar vidas.