Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Escola de Governança Pública do Pará (EGPA) lança novo sistema para alunos

A partir de 2026, todas as capacitações da EGPA serão ofertadas exclusivamente pelo Sistema  de Gerenciamento de Capacitações (SIGCA)

Por Angélica Corrêa (EGPA)
17/12/2025 10h50
Escola de Governança Pública do Pará busca aprimorar a gestão da aprendizagem e a transparência nos processos institucionais

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) lançou o novo Sistema  de Gerenciamento de Capacitações (SIGCA). A plataforma centraliza todo o processo de formação dos servidores estaduais, reunindo em um único ambiente, informações sobre cursos, inscrições, validação e acompanhamento do percurso formativo de forma on-line.

Para utilizar a plataforma, o aluno deve concluir o cadastro após o preenchimento do formulário solicitado pelo sistema, que passará por análise do Agente de Desenvolvimento de Capacitação (ADC), do respectivo órgão do servidor cadastrado. A resposta será encaminhada por e-mail.

Com objetivo de modernizar e agilizar os processos de inscrição e acompanhamento das ações formativas, a Escola de Governo, solicita que os servidores realizem o cadastro como alunos, pois a etapa é indispensável para o acesso da agenda de cursos e ações formativas do próximo ano. O link está disponível no site da EGPA. 

A iniciativa reforça o compromisso da EGPA com a ampliação do acesso, a melhoria da gestão da aprendizagem e a transparência nos processos institucionais. De acordo com Helvio Arruda, diretor-geral da EGPA, a expectativa é que todos os servidores realizem o procedimento com antecedência, garantindo participação nas ofertas de 2026.

“Com essa iniciativa, a EGPA busca modernizar os seus sistemas acadêmicos dando mais seriedade nos processos de inscrições”, fala o diretor-geral. 

Caso algum órgão ainda não possua seu ADC cadastrado, é fundamental que o agente responsável acesse a plataforma e realize o registro nessa função. A medida é necessária para garantir a validação das inscrições dos servidores da instituição e o acesso regular às formações ofertadas.