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Hospital do Marajó amplia assistência para traumas com Porta Aberta e Telemedicina

Nova estratégia de gestão do HRPM torna o atendimento mais ágil e eficiente ao integrar avaliação médica local e a telemedicina de alta complexidade

Por Governo do Pará (SECOM)
17/12/2025 09h44

O Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) adotou um novo modelo de atendimento para o acesso hospitalar de pacientes vítimas de traumas no Marajó II, incluindo os politraumatizados mais graves, alinhado à Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). A experiência iniciou em março passado e até o mês de outubro, já foram realizados 4.134 atendimentos no setor de Pronto Atendimento (P.A).

O reordenamento permitiu a ampliação do acesso da população aos serviços especializados,  fortalecido graças à união da rede pública de saúde em conjunto aos 7 municípios da área de influência da unidade hospitalar, que atende uma população superior a 340 mil pessoas.

Com o novo fluxo, após a avaliação médica inicial e a realização de exames de imagem em unidade de urgência e emergência mais próxima do local do ocorrido, o usuário é direcionado ao médico regulador e especialistas por telemedicina. Dessa forma, a equipe médica de plantão pode definir se há necessidade do deslocamento do paciente até a urgência do HRPM para um procedimento cirúrgico ou, caso não seja indicado um procedimento cirúrgico, emitir um parecer com orientações ao profissional médico que acompanha o paciente no próprio município onde o evento ocorreu.

"É com grande satisfação que reafirmamos o compromisso do HRPM com a vida e a qualidade assistencial. Nossa Porta Aberta de Urgência/Emergência Politrauma é um exemplo disso, reformulada em 2025 para atender às normativas do Conselho Federal de Medicina (CFM) e garantir atendimento rápido e eficaz às pessoas que mais precisam”, pontuou o diretor técnico médico do HRPM, Marcello Ferreira, que estendeu agradecimentos a todos os colaboradores do hospital.

A nova estratégia de gestão do HRPM tornou o atendimento ao cidadão mais ágil e eficiente ao integrar avaliação médica local e a telemedicina com o especialista da alta complexidade. O modelo reduziu deslocamentos desnecessários, desafogou a urgência do HRPM, acelerou decisões clínicas e fortaleceu o atendimento nos municípios, garantindo um cuidado mais seguro, organizado e resolutivo para a população marajoara, o que inclui Vivências no Setor de Imobilização Ortopédica do HRPM para profissionais dos municípios da região.

Além disso, o reordenamento permitiu ampliar o número de cirurgias realizadas, incluindo procedimentos eletivos, contribuindo para a redução da fila de espera, especialmente nos casos de hérnias e cirurgias ginecológicas. A medida também possibilitou o aumento do número de pacientes internados, em razão da maior disponibilidade de leitos, garantindo o acesso de pessoas que realmente necessitam de cuidados hospitalares.

A supervisora de Enfermagem do Núcleo Interno de Regulação (NIR) e da Unidade do Pronto Atendimento do HRPM, Maricleia Araújo, destacou que o reordenamento do Fluxo Porta Aberta, realizado no início deste ano, trouxe avanços importantes para o atendimento e para a organização da assistência em saúde hospitalar.

Segundo ela, antes da mudança, o HRPM recebia um volume elevado de pacientes sem perfil hospitalar, o que comprometia a agilidade, a qualidade e a segurança do serviço aos que realmente precisavam de atendimento especializado. “Nossa urgência chegava a receber até 25 pacientes por dia para avaliação, muitos deles com perfil ambulatorial, o que sobrecarregava a equipe e aumentava o tempo de espera dos que realmente precisavam, especialmente quando existiam urgências cirúrgicas”, explicou.

Com o novo fluxo, a dinâmica de acesso mudou. “Agora, os municípios acionam diretamente o NIR utilizando nosso protocolo padronizado, permitindo que a especialidade avalie previamente se o caso é de internação hospitalar ou de tratamento conservador”, detalhou.

Para Maricleia, os resultados já são visíveis. “Isso diminuiu a sobrecarga da urgência, otimizou a gestão de leitos ao perfil real de cada paciente”, concluiu.

Aprovação - A estudante Joele da Costa Alves, de 17 anos, acompanhada por sua irmã e responsável, Gizele da Costa Alves, de 22 anos, recebeu atendimento no HRPM após um acidente de trânsito, tendo sido atendida no local do ocorrido pelos Bombeiros 193 da cidade de Breves.

Durante a avaliação, ela destacou a qualidade da assistência prestada pela equipe de urgência. Sobre o atendimento inicial, Joele afirmou: “Foi um bom atendimento. Estou me sentindo segura, pois todos os trabalhadores têm todo cuidado conosco e dão toda assistência. São ótimos profissionais”, declarou.

Dados – De março a novembro, o Hospital Regional Público do Marajó (HRPM) registrou 4.622 atendimentos no setor de Pronto Atendimento.

HRPM - O Hospital Regional Público do Marajó é uma unidade de saúde do Governo do Estado, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade presta assistência de média e alta complexidade à população do 8° Centro Regional de Saúde, no arquipélago do Marajó, e está localizada na Avenida Rio Branco, nº 1.266, no centro de Breves.

Texto de Pedro Amorim