Oferta de camarão e caranguejo frescos atrai consumidores à Feira do Pescado
Em Belém, a unidade da ostra baby e do caranguejo está saindo a R$ 3,50

A oportunidade de comprar ostras, em Belém, foi o que levou Gabriele Floriano para a Feira do Pescado 2025, na manhã desta quarta-feira (16), na Aldeia Amazônica, no bairro da Pedreira. A 'Feira' está ocorrendo na capital paraense e em mais de 60 municípios paraenses, nos dias 16 e 17 de abril. Além de ostras, a Feira conta também com camarão e caranguejo, e outros mariscos frescos, além dos tradicionais peixes.

Gabriele aproveitou e comprou dois tamanhos de ostras, pequenas e grandes. “É muito difícil de conseguir uma ostra, só quando a gente vai num restaurante pra comer e aí quando eu vi que ia ter a Feira, falei que a primeira coisa que eu vou fazer é passar lá e comprar. Tanto que eu peguei a ostra baby e a grande”, disse ela.

Outro marisco disponível na Feira do Pescado é o caranguejo. O produtor Manoel Almeida, da Reserva Extrativista Mocajuí, do município de São João da Ponta, comenta que a expectativa é vender 650 unidades de caranguejo nos dois dias da Feira, na Aldeia Amazônica.
“Eu mesmo tiro o caranguejo e trago aqui para vender, sem atravessador, a gente faz a parceria com o Governo do Estado e, assim, o lucro é um pouco maior para as famílias que trabalham lá na Resex (Reserva extrativista)”, explica.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), organizadora da Feira, a unidade da ostra baby e do caranguejo está saindo a R$ 3,50. A tabela completa contendo os preços e os tipos de pescado ofertados na Feira do Pescado pode ser conferida no site da secretaria.

O coordenador do ponto da Aldeia Amazônica, representante da Sedap, Cirilo Garcia, destaca que a expectativa é de um público maior no segundo dia da Feira, ou seja, nesta quinta-feira (17). “Esse ano a gente está com a expectativa de atingir o mesmo movimento do ano passado. Geralmente, no segundo dia, a procura é maior. Mas, hoje já deu para dar uma boa saída (venda dos produtos), com movimento constante. Foi muito bom até agora”, afirma.

Serviço:
A programação segue até esta quinta-feira (17), em oito pontos de Belém e em mais de 60 municípios das diferentes regiões de Integração do Estado. O funcionamento é das 8h às 14h.