Governo entrega mais de 3 mil carteiras de habilitação pelo CNH Pai D'égua em Belém
Entrega gratuita da carteira de motorista contribui para homens e mulheres buscarem oportunidades concretas no mercado de trabalho

O Governo do Estado realizou nova agenda administrativa de entrega gratuita de mais de 3 mil Carteiras de Habilitação aos beneficiários do Programa Social CNH Pai D'égua. A programação, realizada nesta terça-feira (1º), movimentou a arena Guilherme Paraense, o Mangueirinho, em Belém, para felicidade dos novos beneficiários de Belém. Ao todo, o programa já assegurou 20 mil CNHs totalmente gratuitas para moradores da capital.
Considerado o maior programa de emissão gratuita do país, o CNH Pai D'égua foi criado em 2020 pelo Governo do Pará para beneficiar pessoas de baixa renda. Em 2024, o programa chegou em sua segunda edição com 60 mil CNHs nos 144 municípios. Coordenado pelo Departamento de Trânsito do Estado (Detran), o programa objetiva inserir os beneficiários no mercado de trabalho e melhorar a renda familiar.

O governador Helder Barbalho, saudou o público e destacou a a oportunidade garantida pelo programa para a transformação social dos beneficiários. Já que os beneficiários são totalmente isentos de pagar o centro de formação de condutores (autoescola), bem como as taxas do Detran em todo o processo de habilitação.
"Hoje, ter uma carteira de habilitação é uma oportunidade de buscar um emprego, uma ocupação. É preciso ter clareza do papel social a partir da habilitação gratuita oportunizada pelo CNH Pai D'égua àqueles que não têm condições de arcar com os custos de uma carteira de habilitação", disse o governador.
O governador acrescentou: "com o CNH Pai D'égua, a pessoa pode ter um táxi, abrir uma micro ou pequena empresa, ser motorista de aplicativo ou quem sabe ter um trabalho de motorista de uma grande empresa e, assim, viabilizar renda para a família. Vamos trabalhar para entregar todas este ano e avançar para que ele alcance mais pessoas".

Acompanhada dos quatro filhos, a moradora do bairro da Terra Firme, Francielly Costa recebeu a CNH das mãos do governador Helder Barbalho. "Uma CNH muda a vida das pessoas e essa carteira gratuita que acabo de receber vai mudar a minha também com um trabalho que vou conseguir para auxiliar na renda da minha família", afirmou ela.
Além de destinar um percentual de carteiras para mulheres e jovens, o CNH Pai D'égua também está beneficiando as pessoas com deficiência (PcD). Edicarlos Santos é cadeirante e a partir de agora também é um condutor habilitado.

Edicarlos contou que vai usar a CNH para comprar um carro adaptado e conseguir se deslocar com mais comodidade e segurança. "Preciso ter mais mobilidade para sair de casa e resolver situações de trabalho e do cotidiano. A CNH vai ser o primeiro passo para a minha liberdade. Sou muito grato ao Detran e ao Governo do Estado por essa oportunidade", agradeceu.
A vice-governadora Hana Ghassan, lembrou que o programa consegue fazer a diferença na vida dos contemplados. Ele atende efetivamente aqueles que não têm recursos para pagar por uma carteira de motorista. "Que esse benefício seja motivo de prosperidade na vida de vocês, com trabalho e oportunidades, quem sabe já na COP 30. O CNH Pai D'égua veio pra ficar", destacou Hana.