Mangal das Garças promove atividades infantis e educativas com quelônios
O projeto começa às 9h30 deste domingo (26), no anfiteatro do parque e a participação é gratuita
Neste domingo (26), o Parque Zoobotânico Mangal das Garças realiza mais uma edição dos seus projetos infantis Ecozoo e Ecoarte. Neste mês de outubro, os quelônios serão os protagonistas: além de serem apresentados ao público, também serão o tema da oficina criativa. O projeto começa às 9h no anfiteatro do parque e a participação é gratuita.
O Ecozoo surge com o objetivo de aproximar ainda mais o público da natureza e dos animais. Em um momento interativo, técnicos do Mangal das Garças apresentam a cada mês um novo habitante para os visitantes, com curiosidades, histórias e interação. Desta vez, os participantes poderão conhecer a Tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa), o Tracajá (Podocnemis unifilis) e o Aperema (Rhinoclemmys punctularia), três espécies de quelônios.
“Os quelônios desempenham papeis ecológicos indispensáveis nos ecossistemas aquáticos da Amazônia. Esses animais atuam na dispersão de sementes e ciclagem de nutrientes, contribuindo para a manutenção da qualidade da água e da vegetação. Além disso, são bioindicadores de qualidade ambiental, uma vez que sua presença e abundância refletem a saúde dos rios e igarapés onde vivem. Infelizmente, as populações dessas espécies têm diminuído devido à caça predatória e perda de habitat, o que reforça a necessidade de ações de conservação e educação ambiental, visando garantir a sobrevivência de espécies amazônicas em status de ameaça”, afirma a técnica ambiental do Mangal das Garças, Beatriz Tavares.
Logo após o momento de aprendizado e interação, a manhã continua no Ecoarte, com um “caça-quelônios”. A brincadeira será realizada pela Cumbunba – Oficinas Criativas, que irá esconder alguns papéis com formas de quelônios pelo Mangal, e as crianças sairão à procura. Logo após acharem o desenho, poderão usar toda a sua imaginação e criatividade para pintar e enfeitar de forma única.
O Ecoarte e o Ecozoo são projetos realizados pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo (Setur) e da Organização Social Pará 2000, empresa que administra o Mangal, e tem o objetivo de difundir a educação ambiental, cultura e lazer para as crianças.
Além do projeto infantil, o Mangal das Garças possui programações diárias para que o público consiga se conectar ao máximo com a fauna e a flora local. Confira:
08h30 – Alimentação das iguanas
9h – Passeio com rapinantes diurnas (terça a sexta-feira)
10h – Soltura das borboletas (consultar na bilheteria)
10h15 – Alimentação das tartarugas
11h, 15h e 17h30 – Alimentação das garças
17h – Passeio com as corujas (terça a sexta-feira)
Serviço:
Domingo (26), projeto Ecozoo e Ecoarte - Quelônios. A partir das 9h no anfiteatro do Parque Zoobotânico Mangal das Garças
Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 8h às 18h (fechado às segundas para manutenção). Entrada gratuita
Acesso aos espaços monitorados (Borboletário e Memorial): R$ 9 (inteira) e R$ 4,50 (meia)
Texto: Bianca Portela (Estagiária - Ascom/OS Pará 2000)
