Passarelas de acesso à Praia do Maçarico movimentam economia e turismo em Salinópolis
A importância das estruturas para o lazer, a prática esportiva e a economia circular no município da costa atlântica paraense é reconhecida pela população
Consideradas novos cartões-postais do município de Salinópolis, banhado pelo Oceano Atlântico e um dos mais procurados no nordeste paraense, as passarelas urbanas de acesso à Praia do Maçarico são opções de esporte e lazer para a população, e também estratégicas para movimentar a economia e o turismo. Nesta segunda-feira (29), completará um ano da entrega da primeira passarela pelo governo do Estado, enquanto a segunda já beneficia o município há cinco meses.
Aluna do curso de bacharelado em Turismo, na Universidade Federal do Pará (UFPA), Silvana Cunha, moradora de Salinópolis, diz que as passarelas garantem segurança ao dia a dia da população. “As passarelas, enquanto novas opções de acesso à praia, agregam valor ao turismo local, fomentam ainda mais a economia circular, o artesanato, as vendas de comidas típicas pelos empreendedores que ali fazem o seu negócio. É uma maneira de gerar renda e impulsionar a economia para a nossa cidade. Obras assim são maravilhosas para o nosso povo”, assegura a moradora.
Acesso para todos - Executadas pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), as passarelas também modernizam e facilitam o acesso à praia, oferecendo uma infraestrutura que combina comodidade e sustentabilidade. As duas compõem o paisagismo urbano e permitem acessibilidade, com quiosques, banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PcD), bancos de concreto e madeira.
Elas também dispõem de chuveiros, bicicletários, luminárias de LED, ciclofaixa e uma área de contemplação da praia. Para garantir a preservação do meio ambiente e da saúde pública, as duas têm uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
“As passarelas urbanas são obras que fortaleceram o município de Salinópolis e toda a região nordeste paraense. Os dois equipamentos já entregues pelo Governo do Pará tiveram uma grande aceitação da população e se transformaram em cartão-postal da cidade. São investimentos que fomentam o turismo, resgatando a Praia do Maçarico com urbanização, paisagismo, para práticas esportivas e passeios com conforto para os moradores e visitantes”, ressalta Ruy Cabral, titular da Seop.
O aposentado Afonso Santo, morador de Belém, frequenta constantemente o município de Salinópolis. “Elas oferecem comodidade e facilitam o acesso à praia. Podemos tirar o sal nos chuveiros, fazer lanches em quiosques e a estrutura ficou boa. Com a maior movimentação, o turismo cresce, temos novas rotas de passeios e lazer, com tranquilidade”, ressalta Afonso.
