Setur defende, em São Paulo, investimentos no turismo da Amazônia
Fortalecimento de captação de cruzeiros para o Pará, convite para o Círio de Nazaré e maiores investimentos do Ministério do Turismo (MTur) e da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) na promoção do Brasil no mercado internacional foram os temas levantados pelo secretário adjunto de Turismo do Pará, Joy Colares, durante a 82° Reunião do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Turismo (Fornatur).
O encontro aconteceu na manhã de sexta-feira, 25, na Sala de Coletiva da Expo Internacional de Turismo - ABAV, evento que conta com a participação da Setur (Secretaria de Turismo do Pará) desde o último dia 24 e segue até este sábado, 26, no Anhembi, em São Paulo.
Joy Colares acompanha uma comitiva com cerca de 20 empresários de turismo do Pará, que junto com técnicos da Diretoria de Produtos da Setur promovem, divulgam e articulam a comercialização do turismo paraense no Brasil e diversos países.
Oportunidades - Fátima Villa, maior realizadora da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), apresentou dados sobre a importância da feira para impulsionar o turismo do Brasil a exemplo do turismo de regiões ricas em natureza, como a Amazônia, no mercado europeu. Fátima defendeu, durante a reunião do Fornatur, ações estratégicas compartilhadas, a exemplo do compromisso assumido na ocasião entre Mtur, Embratur e Tap Portugal. O assunto é de interesse do Pará que hoje tem Portugal e demais países integrados ao estado através do voo direto Belém-Lisboa, que vem fortalecendo o fluxo de turistas de toda a Europa em busca de produtos turísticos dos segmentos cultura, natureza, sol e praia, eventos e negócios, como afirma o diretor da TAP Pará, Douglas Lima. Segundo ele, nos meses de junho e julho deste ano a procura por Belém desses destinos superou as expectativas, garantindo taxa de ocupação nos voos de quase 100%.
A Secretaria de Turismo do Pará, durante a participação no encontro, apresentou um vídeo promocional do Círio de Nossa Senhora de Nazaré. "Estão todos convidados para o nosso maior evento turístico, que este ano completa sua 223ª edição e vai levar ao Pará mais de 84 mil turistas", informou Joy Colares, ao convidar para o evento que acontece em outubro, com as principais procissões entre os dias 9, 10 e 11.
A reunião, entre outros assuntos, tratou ainda sobre a participação dos estados em feiras internacionais, taxi free no Rio de Janeiro, subsídios para o ICMS de combustíveis de aviação, relação do Brasil com mercado chinês e apresentação da nova campanha da Embratur para promover o Brasil no exterior.
Promoção - Reuniões com operadores internacionais, imprensa especializada e formadores de opinião, degustação da gastronomia do Pará, estratégias de captação de eventos e outras ferramentas de abordagem estão na rota dos representantes do Pará na Expo Internacional de Turismo.
A expectativa do evento para este ano é superar os números de participantes e expositores de 2014, quando contou com mais de 3,5 mil marcas expositoras, representantes de 65 países e recebeu 41 mil visitantes. A participação do Pará é coordenada pela Setur. A articulação da Secretaria com a Associação Brasileira de Agências de Viagem (ABAV – seção Pará) garantiu a participação de 15 agências de viagens, envolvendo mais de 30 profissionais de diversas áreas. O Singtur (Sindicato dos Guias de Turismo do Pará) também está na feira, atuando no estande compartilhado do MTur.
Ilhas do Brasil - O Pará também integrou programação de lançamento das "Ilhas Turísticas do Brasil", programa de valorização de destinos com esse tipo de produtos turísticos, que no Pará vai incluir em roteiros especializados inicialmente o Marajó e, futuramente, outras ilhas. O lançamento aconteceu na quinta-feira, 24, e contou com a presença de diversas autoridades e do ex-jogador de vôlei Giba, que integra o time de defensores desse segmento turístico. O campeão olímpico visitou o estande do Pará à convite do secretário adjunto de Turismo e elogiou o estande, que contou com decoração temática dos principais valores e segmentos do turismo paraense, valorizando na proposta visual segmentos como a cultura, artesanato, gastronomia, natureza e outros aspectos da Amazônia.
Durante a ABAV também estão sendo realizadas articulações com a mídia e trade para captar fluxo ao Círio de Nazaré, que já tem presenças confirmadas de operadores e jornalistas do Brasil e da Europa.