Governo do Pará investe na reconstrução e ampliação de unidades de saúde na região do Baixo Amazonas
Obras concluídas e em andamento beneficiam população de 14 municípios abrangidos
![Crédito: Natashia Santana (Ascom/HRBA)](/midias/2025/medias/20250211173837-GC00064476-F00223060E.webp)
Composta por 840.015 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população da Região de Integração do Baixo Amazonas, constituída por 14 municípios, tem sido assistida pelo Governo do Pará desde 2019 na área de saúde por diversas iniciativas, seja por investimentos em alta complexidade e também em readequações de hospitais municipais através de convênios com prefeituras.
O principal raio de ação nessa região é feito pelo Hospital Público Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém. A unidade é referência em média e alta complexidade e um dos principais centros de diagnóstico e tratamento oncológico, habilitado pelo Ministério da Saúde como uma Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON).
Destacam-se, também, os serviços de nefrologia, captação de órgãos e transplantes, além dos partos de alto risco, contando com toda a infraestrutura necessária para atender gestantes e bebês.
Outro campo em que o HRBA tem forte presença estratégica na região do Baixo Amazonas é na formação de profissionais de saúde com atuação certificada pelos ministérios da Saúde e da Educação. Atualmente, o hospital mantém programas de residência médica em 11 especialidades e sete áreas multiprofissionais, supervisionados pela Diretoria de Ensino e Pesquisa do hospital em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa).
“Tão importante quanto a sua grandiosidade aqui para Santarém e região, é o acolhimento humanizado que buscamos realizar — desde quando recebemos o paciente, passando pelo diagnóstico, tratamento e total reabilitação. Buscamos oferecer para as pessoas um olhar amplo e integral de suas necessidades. É claro que temos desafios, mas esse é o nosso esforço permanente”, explica do diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Eurisvan Alves Pereira, de 49 anos, morador de Oriximiná, precisou de atendimento no HRBA após sentir fortes dores no coração no final de dezembro de 2024. Após avaliação e internação na UTI da cidade onde mora, foi encaminhado para a unidade de Santarém, onde passou por uma revascularização do miocárdio, conhecida como ponte de safena. Durante o período de internação, ele destacou a importância do hospital para a região e a qualidade do atendimento recebido.
"Fico muito feliz por ter um hospital como o HRBA aqui na região. Se não tivesse, seria muito mais difícil para quem precisa e, com certeza, muita gente não teria a chance que eu tive. Fui bem atendido por todos, desde as técnicas até os médicos, e só tenho a agradecer. A gente sabe que a demanda é grande, mas o hospital faz o possível para ajudar quem chega aqui precisando de cuidado”, destaca Eurisvan.
Em setembro de 2024, o governador Helder Barbalho anunciou um projeto de ampliação e modernização do HRBA, que garantirá maior cobertura e descentralização do atendimento na região. Com investimentos de R$ 201 milhões, a obra prevê o aumento de leitos, serviços e especialidades médicas.
Com a ampliação, a capacidade do hospital passará de 205 para 347 leitos, incluindo 64 de UTI. A área construída será expandida dos atuais 19.620m² para 29.740m², com a inclusão de cinco pavimentos. Entre os novos setores previstos no projeto estão a Medicina Nuclear (Oncologia) e um novo espaço para Pesquisa e Ensino.
A modernização também contemplará a construção de uma nova área de acolhimento, unidades de quimioterapia para adultos e crianças, setor de hemodiálise, centro cirúrgico, radioterapia, enfermarias, novas UTIs, ambulatório e área de coleta e abrigo de resíduos.
A ampliação do HRBA representa um marco no atendimento à saúde da população do oeste paraense, garantindo um serviço mais eficiente e acessível para milhares de pacientes da região.
Considerado um dos melhores hospitais públicos do país, o HRBA foi novamente certificado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), em 2024, que manteve o selo Acreditado com Excelência. No dia 28 de dezembro passado, o hospital completou 18 anos de serviços prestados para a comunidade e chegou a fazer, somente em 2024, 1,168 milhão de atendimentos, incluindo mais de 6,7 mil cirurgias, 119 mil sessões de hemodiálise e 8,5 mil internações.
Convênios - Além do HRBA, outras iniciativas de relevância do Governo do Pará na região do Baixo Amazonas já repercutem no atendimento ao usuário do SUS por meio de convênios celebrados entre a Sespa e as prefeituras.
Um exemplo disso é que a população de Monte Alegre, por exemplo, já tem à disposição desde dezembro de 2024 o novo Hospital Municipal Dr. Edward Cattete Pinheiro, cuja reforma possibilitou a ampliação de 40 para 45 leitos, além de um novo setor de internação geral, centro cirúrgico e restauração de todo o sistema elétrico, hidráulico, climatização e piso em todos os ambientes. Ao todo, foram investidos cerca de R$ 5 milhões.
Em Oriximiná, a população já conta há quatro meses com o Hospital Regional Menino Jesus (HRMJ). Referência em média e alta complexidade, possui 26 leitos de enfermaria e UTI e 24 leitos de acolhimento. Está equipado para realizar exames laboratoriais e de imagem, atendendo pacientes em sete especialidades: anestesiologia, clínica geral, cirurgia geral e ginecologia, ortopedia, traumatologia e medicina intensiva.
A unidade também conta com equipe multidisciplinar, formada por profissionais de assistência social, enfermagem, farmácia, fisioterapia, nutrição e psicologia, que atuam a partir de uma abordagem integral e humanizada.
"Nosso foco na região do Baixo Amazonas, assim como em todo o Pará, tem sido descentrar os serviços, por meio de convênios com as prefeituras, que tem rendido construções ou reconstruções, sejam elas hospitais municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Essa estratégia tem sido eficaz para a realização de consultas, exames ou cirurgias, a fim de encurtar distâncias para quem precisa do Sistema Único de Saúde”, afirma a Secretária de Saúde do Estado, Ivete Vaz.
"No hospital municipal é onde o paciente recebe o primeiro atendimento. Por isso, é fundamental garantir que esses espaços sejam acolhedores, humanizados e seguros. Os investimentos por parte do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde chegam para garantir a construção, ampliação, reformas e revitalização dos hospitais municipais, que também contribuem para a descentralização dos atendimentos nos hospitais regionais", completa a titular da Sespa.
Investimentos - Na região do Baixo Amazonas, permanecem no radar do governo estadual a construção da Policlínica de Santarém, que vai oferecer mais de 30 especialidades médicas, além do Núcleo de Atendimento ao Transtorno do Espectro Autista (Natea).
Nesse contexto, prosseguem em Almeirim as obras de ampliação e adaptação do Hospital Municipal Clóvis Machado de Sousa, por meio de parceria entre o Governo do Estado e a Prefeitura de Almeirim; a conclusão da segunda etapa de ampliação e reconstrução da Santa Casa de Misericórdia de Óbidos e as construções das Usinas da Paz em Santarém e em Óbidos, que terão também atendimento em saúde a título de reforço da atenção básica.
Continuam também, exclusivamente na região do Baixo Amazonas, as ações de saúde do Barco Papa Francisco, cujo convênio com o governo estadual já rendeu 110 expedições desde outubro de 2019, sempre com consultas médicas, odontológicas, exames (inclusive de mamografia), cirurgias e assistência farmacêutica.
Ainda este ano, outras 20 expedições serão realizadas em comunidades ribeirinhas atreladas aos municípios da região.
*Com colaboração de Edson Fonseca, da Assessoria de Comunicação do HRBA