Fundação Cultural do Pará inscreve para cursos e oficinas em Viseu
A programação gratuita visa ampliar o acesso à cultura, educação e qualificação profissional no nordeste paraense
A Fundação Cultural do Pará (FCP) leva a Viseu o Programa “FCP Por Todo o Pará”, entre os dias 1º e 5 de julho (terça-feira a sábado), com uma programação gratuita de cursos, oficinas e palestras. As inscrições já estão abertas, e podem ser feitas até o dia do evento, por meio de formulário eletrônico disponível em https://linktr.ee/fcpportodoopara.
“O ‘FCP Por Todo Pará nasceu com o objetivo de ampliar o acesso à cultura, educação e qualificação profissional em diversas regiões do Estado. Nesta edição, contempla o município de Viseu com atividades voltadas à literatura, música, produção digital e economia criativa”, informa o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

Entre os destaques da programação está a Oficina de Confecção de Livros Artesanais, que propõe um mergulho criativo no universo da escrita e construção de objetos-livros. A atividade une teoria e prática, promovendo formas não convencionais de criação literária e visual. Utilizando técnicas simples de encadernação manual e reutilização de materiais, a oficina tem como público-alvo estudantes, artistas, escritores, editores independentes e pessoas interessadas em trabalhos manuais e processos artísticos.
Outro destaque é o Minicurso de Economia Criativa, destinado a artistas, produtores e trabalhadores da cadeia produtiva da cultura. A proposta é oferecer ferramentas para que esses profissionais desenvolvam suas atividades nas áreas de geração de renda, fortalecimento de redes colaborativas e valorização dos territórios culturais locais.
Música - Já no dia 3 de julho, das 15h às 18h, a programação inclui a palestra “A Estrutura do Gênero Choro”, ministrada pelo instrutor Diego Leite Santos, na Escola de Música de Viseu. Voltada para músicos profissionais, amadores e estudantes, a atividade abordará aspectos estruturais do Choro enquanto gênero musical, discutindo as interações entre instrumentos solo, harmonia e percussão.
O conteúdo engloba desde os tipos de instrumentos e combinações harmônicas, até arranjos, formação de repertório e referências de grandes mestres do Choro. A palestra também destaca o papel do Projeto Choro do Pará, oferecendo um panorama atual do gênero no Estado. São oferecidas 40 vagas para a atividade.
O Programa também oferece a Oficina de Produção de Conteúdo Digital com Dispositivos Móveis. Com o avanço das mídias sociais e da comunicação digital, a proposta da oficina é capacitar os participantes no uso de smartphones e tablets para criação de conteúdos audiovisuais, com ênfase em técnicas acessíveis, edição básica, roteirização e estratégias de engajamento.
A programação contará ainda com o bate-papo “Literatura Amazônica Produzida no Pará – Uma conversa sobre o edital de cessão de obras de autores paraenses”, das 15h às 18h, na Escola Álvaro Adolfo, localizada na Travessa Coronel Antônio Pedro, na área urbana. Com mediação da servidora da Fundação Cultural do Pará e mestra em Letras, Denise Franco, a atividade propõe uma discussão aberta sobre a produção literária no Estado, com destaque ao edital que visa incentivar, valorizar e difundir obras de autores paraenses.
O evento é voltado para professores, escritores, estudantes e o público em geral, e pretende fomentar o interesse pela literatura regional, promovendo a troca de experiências e reflexões sobre a importância da representatividade amazônica no campo literário.
Serviço: FCP Por Todo Pará – Edição Viseu. De 1º a 5 de julho de 2025, com oficinas e palestra. Inscrições gratuitas.
Texto: Maurício Carvalho - Ascom/FCP