Semas promove oficina de compostagem à população de Outeiro
Estado e Prefeitura de Belém levaram a moradores do distrito da capital orientações teóricas e práticas sobre o processo de decomposição de resíduos orgânicos
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade do Pará (Semas) levou conhecimento e práticas sustentáveis à população de Outeiro, distrito de Belém, no último final de semana, por meio de uma oficina de compostagem doméstica. A atividade integrou a programação da ação de cidadania "Viver Outeiro", realizada em conjunto com o Projeto Belém Pra Todos, promovido pela Prefeitura da capital em parceria com o governo do Estado.
A oficina ofereceu capacitação à comunidade na prática da compostagem doméstica, com o objetivo de estimular hábitos sustentáveis e promover educação ambiental. Os participantes receberam orientações teóricas e práticas sobre o processo de decomposição de resíduos orgânicos, como restos de frutas, verduras e outros alimentos, que, em ambiente controlado, podem ser transformados em adubo natural de alta qualidade. Ao final, os participantes receberam certificados de conclusão, a fim de incentivar a prática da compostagem nas residências

Agentes de transformação - “Levar essa oficina para a população de Outeiro é uma forma de trazer conhecimento ambiental e mostrar que práticas sustentáveis podem começar dentro de casa. A compostagem é uma prática simples, mas com grande impacto na redução de resíduos e na melhoria da qualidade de vida. Nosso objetivo é conscientizar as pessoas para que se tornem agentes de transformação ambiental em suas comunidades, e que possam espalhar essa prática adiante”, destacou Andreia Monteiro, coordenadora de Educação Ambiental da Semas.
O evento "Viver Outeiro" reuniu mais de 3 mil pessoas, oferecendo diversos serviços à população, incluindo atendimentos nas áreas de saúde, assistência social, habitação, emissão de documentos, orientações jurídicas, capacitações, estética e meio ambiente, além de atividades culturais e de lazer.
Texto: Mário Gouveia - Ascom/Semas