Novos coronéis da PM e Bombeiros são apresentados ao governador
Os novos coronéis da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros foram apresentados oficialmente ao governador Simão Jatene em cerimônia nesta segunda-feira (28), no Palácio do Governo. Na última semana, o governo do Estado fez a maior promoção de militares das forças estaduais: foram cinco mil promovidos na PM e quase 800 nos Bombeiros.
“Esse encontro tem um significado muito especial para nós. Faço muita questão de reafirmar o meu compromisso com a polícia e os bombeiros do Pará. Esse compromisso decorre de uma compreensão clara de que na sociedade em que vivemos, ser servidor público já é um enorme desafio, e ser servidor público de instituições que têm como princípio e definição constitucional a defesa da nossa sociedade é um desafio potencializado”, afirmou Jatene.
Durante a cerimônia, governador, comandantes e coronéis falaram sobre a importância do trabalho e do reconhecimento. “Fechamos com chave de ouro a semana da Polícia Militar do Pará. Comemoramos 197 anos, e hoje apresentamos os novos coronéis ao governador. Esse é um fato muito importante, pois eles poderão ouvir do governador, que é o nosso comando supremo, como está o Estado e como podemos melhorar para que possamos ter uma polícia forte e unida’, disse o comandante geral da PM, coronel Roberto Campos.
Para o secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Jeannot Jansen, essa é uma oportunidade de valorizar a instituição. “O governador, comandante supremo da Polícia Militar, resgata uma tradição que não deve ser abandonada, um ritual que faz parte da tradição de todas as instituições militares, forças armadas, polícias militares e corpo de bombeiros. É obrigação dos comandantes gerais fazer a apresentação dos recém-promovidos à Sua Excelência e aumentar a autoestima de cada um deles, o que contribui também para o desenvolvimento do trabalho”, frisou Jansen.
Para Jatene, a integração entre as polícias, sociedade e o governo é de extrema importância para o progresso do Estado. “O Pará só tem uma forma legítima, justa, correta e ética de contribuir para o desenvolvimento brasileiro, que é através do próprio desenvolvimento. E isso necessariamente tem que estar incorporado no nosso dia a dia, na nossa família. Esse encontro, além de retomar o que aconteceu no passado, é uma oportunidade para fazer um convite, uma convocação que, no espaço e do modo que pudermos, exerçamos a profissão de liderança que nos foi dada pelo povo desse Estado, para a construção de uma sociedade mais justa, fraterna e mais feliz”, finalizou o governador.