Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Regional aumenta em 60% o número de captações de múltiplos órgãos no Baixo Amazonas

Unidade pulou de 5 captações em 2023 para 8 doações efetivas este ano. Estado investe na busca, diagnóstico e captação de potenciais doadores

Por Gustavo Campos (SECOM)
16/12/2024 09h00

Referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas residentes em 29 municípios do oeste paraense, o Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, registrou um aumento de 60% no número de captação de múltiplos órgãos, em relação a 2023.

No ano passado, a equipe do HRBA realizou cinco captações. Em 2024, já são oito doações efetivas, com a captação de 15 rins, seis córneas e quatro fígados. Os órgãos captados no Hospital Regional são encaminhados pela Central de Transplantes do Pará para atender usuários na fila de espera por órgãos. Além da captação, o HRBA também realiza transplantes renais desde 2016.

"Temos todo um conjunto de ações, fazemos as captações, treinamos as equipes e também fazemos transplantes renais aqui no hospital. Isso resulta na melhoria da saúde, tirando pacientes da lista de espera pelo transplante, saindo da hemodiálise e dando outra qualidade de vida para quem recebe esses órgãos", afirmou o coordenador da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Tapajós, Antônio Carlos Silva.

Números gerais - Desde 2012, o HRBA realiza captações de órgãos e tecidos na unidade. De lá para cá, já foram 57 doações efetivas com a captação de 107 rins, 77 córneas, 14 fígados e 4 corações. A instituição é habilitada pelo Ministério da Saúde para realizar os procedimentos de captação e transplantes até 2028.

“Esse aumento reflete o compromisso do Governo do Pará em fortalecer a doação e o transplante de órgãos. Com o apoio da OPO Tapajós e investimentos na capacitação de profissionais, temos levado esperança a quem espera por um transplante, transformando vidas”, destacou a secretária de Estado de Saúde Pública, Ivete Gadelha Vaz.

O Governo do Pará investe na busca ativa, identificação e captação de possíveis doadores de órgãos, através da Organização de Procura de Órgãos (OPO) Tapajós, que incentiva a doação de órgãos.

Situada dentro do Hospital Regional, a equipe da OPO trabalha no monitoramento de potenciais doadores, no convencimento da família e em toda a logística para que a captação ocorra, isso sem falar de cursos e treinamentos para o diagnóstico de morte encefálica realizados com profissionais de saúde do HRBA e de outras unidades, e campanhas para conscientizar a população sobre a importância da doação.

"A OPO Tapajós vem ampliando sua presença e consolidado cada vez mais sua importância estratégica para o Baixo Amazonas e para o Estado. O aumento no número de captações em 2024 tem sido o reflexo de um trabalho incansável da equipe. O ano de 2024 marcou também a renovação das autorizações para captação e transplantes de órgãos, onde o HRBA segue como referência, o que garante a continuidade desses atendimentos por mais quatro anos e consequentemente, um número maior de pessoas beneficiadas", afirmou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Doação de órgãos - Para ser um doador de órgãos após a morte, é necessária a realização de um rigoroso protocolo médico que vai determinar se o paciente teve morte encefálica, que consiste na parada irreversível das funções do cérebro.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas realiza uma série de ações para incentivar a doação de órgãos e conscientizar as pessoas da importância que essa decisão pode ter na vida de outros pacientes. Hoje, um paciente que pretende ser doador não precisa deixar nenhum documento escrito, mas sim manifestar esse desejo à família.

"A legislação brasileira é bem clara, a família é quem autoriza a doação de órgãos. A gente tem trabalhado, divulgado essas informações durante campanhas, e temos aumentado a aceitação. A conscientização geral da população sobre a doação e os transplantes é fundamental e seguimos com as ações para que a gente possa beneficiar cada vez mais pessoas", concluiu o médico Antônio Carlos Silva.

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas pertence ao Governo do Pará, sendo administrado pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.