Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ASSISTÊNCIA

Oficina de artesanato na Casa da Mulher Brasileira fortalece autonomia

A capacitação realizada na unidade, em Ananindeua, beneficiou 26 participantes. A atividade foi promovida pela Semu e Fundação ParáPaz.

Por Governo do Pará (SECOM)
22/01/2026 17h02

Uma oficina de artesanato foi realizada na Casa da Mulher Brasileira, em Ananindeua (Região Metropolitana de Belém), na manhã da última terça-feira (20), com 26 participantes. A atividade promovida pela Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), em parceria com a Fundação ParáPaz, integrou ações de qualificação e fortalecimento da autonomia das mulheres atendidas na Casa da Mulher.

Conduzida pela artesã e arquiteta Ana Paula Furtado, a oficina ofereceu possibilidades criativas e de geração de renda a partir do trabalho manual. “Esse curso dado pela Semu vem para dar às mulheres uma nova oportunidade de renda extra”, explicou Ana Paula, destacando o potencial do artesanato como alternativa econômica e de valorização do trabalho manual.

As oficinas incentivam a criatividade das mulheres atendidas

As participantes ressaltaram a importância da capacitação. Atendida na Casa da Mulher, K.W. resumiu a experiência. Segundo ela, é “maravilhoso. Precisamos de muito mais”. Sobre o espaço, ela acrescentou que “o acolhimento aqui é muito bom. Nos dá um pouco de paz e tranquilidade”.

Para M.R., assistida desde a abertura da unidade, a oficina representou o contato com novas possibilidades. “Excelente! Não tenho nem palavras para agradecer. Foi tudo de bom”,disse a participante, que ainda ressaltou o cuidado e a dedicação da equipe que atua no local.

Capacitação é uma das portas de acesso à melhoria financeira e autonomia da mulher

Estratégia - A coordenadora do ParáPaz na Casa da Mulher Brasileira, Rosa Paes, destacou que as oficinas fazem parte de uma estratégia contínua de fortalecimento das mulheres atendidas. “A importância que esse curso traz, não só esse, mas todos os outros que são trazidos para a Casa da Mulher Brasileira, está na autonomia econômica para as assistidas”, disse Rosa Paes.

Segundo ela, a iniciativa consolida o acolhimento psicossocial e acesso a oportunidades concretas: “Porque nós acreditamos que ela (a mulher assistida) fazendo cursos, participando de oficinas, contribui para sua renda e para a quebra do ciclo de violência”, acrescentou.

Secretária Paula Gomes (c): Casa oferece cuidado integral

A secretária de Estado das Mulheres, Paula Gomes, enfatizou o papel das oficinas no fortalecimento das políticas públicas voltadas ao segmento feminino. “Essas oficinas reafirmam que a Casa da Mulher Brasileira é um espaço de cuidado integral. Quando o Estado investe em formação, ele amplia escolhas, fortalece a confiança e cria caminhos reais para que cada mulher construa seu próprio futuro, no seu tempo e a partir daquilo que faz sentido para ela”, explicou a titular da Semu.

As oficinas são realizadas mensalmente na unidade, resultado da parceria entre a Semu e a Fundação ParáPaz, ampliando o acesso à qualificação e à geração de renda, fortalecendo a rede de atendimento às mulheres no Pará.

Texto: Gabryella Pompeu - Ascom/Semu