Programa Forma Pará define metas para 2026 e projeta formação de 1.300 novos alunos
Workshop de alinhamento estratégico em Belém reuniu gestores e universidades parceiras para planejar a abertura de 30 novas turmas e fortalecer a educação superior no Estado
A diretoria do Programa Forma Pará realizou, nesta quinta-feira (22), um workshop de alinhamento estratégico, no Auditório Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, em Belém. O encontro teve como objetivo apresentar diretrizes, estratégias e ações previstas para o ano de 2026, integrando os esforços do governo do Estado para o fortalecimento do maior programa de universalização da educação superior no Pará.
Promovido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o encontro reuniu gestores, equipes técnicas e representantes das instituições de ensino superior parceiras do programa, como a Universidade do Estado do Pará (Uepa), o Instituto Federal do Pará (IFPA) e a Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra).
Na pauta, estiveram a apresentação de dados atualizados do Forma Pará, além de debates sobre investimentos, expansão de vagas, consolidação de parcerias institucionais e o aprimoramento dos processos de gestão acadêmica e administrativa.
O workshop contou com a participação da diretora de Finanças da Sectet, Paula Barreiros, que representou o secretário Victor Dias. Na ocasião, ela destacou a importância do momento para o planejamento futuro do programa. “O Forma Pará é uma política pública estratégica para democratizar o acesso ao ensino superior em todas as regiões do Estado. Reuniões como esta são fundamentais para alinhar metas, analisar dados concretos do programa e planejar, com responsabilidade, os investimentos e as ações que irão garantir a continuidade e a ampliação desse direito à população paraense”, afirmou.
Durante o alinhamento, o diretor do Programa Forma Pará, Fernando Queiroz, reforçou o papel decisivo do encontro na organização das próximas etapas da iniciativa. “Este é um momento de alinhar, planejar e, sobretudo, trazer o planejamento para o ano em execução. A expectativa é a entrega de 30 novas turmas e a formação de mais 1.300 alunos para o mercado de trabalho”, destacou.
Fernando Queiroz também ressaltou que o Forma Pará tem vigência até 2028, o que reforça a necessidade de uma atuação cada vez mais integrada entre os parceiros. “Precisamos trabalhar de forma alinhada, fortalecer a permanência dos alunos, acompanhar de perto as atividades e, por fim, concluir o programa, que é um dos grandes objetivos do Governo do Estado”, concluiu.
Texto: Carla Couto/ Ascom Sectet
