Setur promove o 30° Concurso de Ornamentação de Embarcações
Para fortalecer a Romaria Fluvial como parte da programação oficial do Círio de Nossa Senhora de Nazaré, incentivar a segurança da navegação durante o cortejo e ainda valorizar os romeiros das águas, a Secretária de Estado de Turismo (Setur) promove, no sábado (10), a 30ª edição do Concurso de Ornamentação de Embarcações da Romaria Fluvial, idealizado pela Companhia de Turismo Paraense (Paratur), em 1986.
Este ano, a premiação terá como jurados Sávio Almeida Fernandes, chefe do curso de bacharelado em Design da Universidade Federal do Pará (UFPA); Jefferson Severino, jornalista especializado em turismo, editor da Coluna Online e correspondente de diversos veículos de comunicação; Luana Rocque, filha do jornalista idealizador da Romaria Fluvial, Carlos Rocque, Fernando Sette Câmara, fotógrafo, do Estúdio Sette, e o estilista paraense Carlos Amilcar.
Concorrem à premiação as embarcações inscritas e regularizadas junto à Capitania dos Portos (que fica na Rua Gaspar Viana, 575), onde receberão uma bandeira, entregue pela Setur. As categorias do concurso são Embarcações Regionais (categoria A) e Outros Tipos de Embarcações (categoria B). A comissão julgadora escolhe os vencedores do 1º, 2º e 3º lugares em cada categoria.
A novidade deste ano é a categoria "Meu Círio das Águas", que vai premiar as mais belas fotografias tiradas durante a Romaria Fluvial e compartilhadas com as mídias sociais de divulgação do turismo do Pará, administradas pela Setur. Os requisitos para avaliação dos jurados para as categorias A e B são: Ornamentação Religiosa (harmonia, criatividade e sustentabilidade no emprego dos materiais de decoração); Postura da Tripulação, que alerta para que evitem programação musical inadequada à ocasião, uso de bebidas alcoólicas e fogos de artifícios na embarcação, arremessar lixo ou qualquer detrito na baía, trocar de barco durante o percurso. É requisito ainda o cumprimento do Percurso do Cortejo da Romaria Fluvial, recomendando aos participantes manter distância de segurança em relação às outras embarcações, bem como não ultrapassar o isolamento estabelecido pela Marinha.
Por questões de segurança não devem participar do concurso de ornamentação as motos aquáticas (jetskis), canoas (casquinhos ou popopô), caiaques e outras embarcações que não tenham a bandeira de identificação, produzida pela Setur e distribuída pela Capitania dos Portos. A premiação será no Atrium Quinta de Pedras Hotel, no dia 22 de outubro, às 10 horas. Os vencedores das duas categorias receberão Troféu Carlos Rocque. Os decoradores das embarcações classificadas (categorias “A” e “B”) também receberão troféus.
A Romaria Fluvial ocorre no sábado, véspera do Círio de Nazaré, com saída prevista para as 8h, logo após a missa, no Trapiche de Icoaraci. O percurso corresponde a 18 km até a Praça Pedro Teixeira. A parada é em Belém, na Escadinha do Cais do Porto (ao lado da Estação das Docas), por volta das 11h. Quando chega, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recebida com honras de chefe de Estado, pela Polícia Militar, em Belém. A ocasião se repete desde 1999, motivada pela Lei Estadual nº 4.371, de 15 de dezembro de 1971, que proclamou a Virgem de Nazaré merecedora da homenagem.
A primeira Romaria Fluvial foi promovida pela Paratur, com saída do Trapiche de Icoaraci, no dia 8 de outubro de 1986. O responsável foi o presidente da Paratur na época, o historiador Carlos Rocque. O primeiro Círio das Águas foi acompanhado por cerca de 30 barcos e marcado por imensa emoção, no momento em que uma grande auréola luminosa surgiu no céu contornando o sol. O fenômeno foi considerado um sinal de bênção e aprovação da Virgem de Nazaré àquela manifestação de fé dos devotos.
Para a romaria nas águas da baía do Guajará foi confeccionada mais uma réplica da berlinda, usada até 2002. No ano seguinte, ela foi substituída por uma cúpula de vidro que é usada até hoje. A cúpula permite maior visibilidade da imagem pelos ribeirinhos e fiéis que a acompanham. Atualmente, mais de 300 embarcações, entre barcos, lanchas, balsas e veleiros participam do Círio das Águas.
Regulamento do concurso Meu Círio das Águas
a) Para participação no concurso é necessário que o usuário compartilhe as fotos que deseja pelo Facebook e/ou Instagram utilizando a hashtag #meuciriodasaguas e/ou “marcando” a página através do @VisitPara. Ex: Romaria Fluvial 2015 #meuciriodasaguas @VisitPara.
b) Ao usar a hashtag #meuciriodasaguas e marcar o @VisitPara, o usuário estará cedendo os direitos de uso da foto que compartilhou ao @VisitPara, sem qualquer ônus para o último para fins promocionais, desde que sejam respeitados os créditos da imagem, bem como as imagens não podem sofrer qualquer alteração, exceto com autorização do autor da mesma;
c) As fotos devem ser originais;
d) O conteúdo das fotos devem ser referentes ao Círio Fluvial. Somente as fotos que se encaixam nessa procissão poderão participar do concurso;
e) Não podem participar da promoção os colaboradores da Setur, bem como cônjuges dos mesmos ou parentes de 1º grau;
f) Apenas maiores de idade (18 anos) poderão participar da promoção;
g) Caso algum vencedor não puder receber o prêmio em Belém, será negociado o envio por Correios;
h) Não usar material pornográfico ou ofensivo.