Governo do Pará participa de Fórum Nacional de Políticas Sobre Drogas, em São Paulo
Evento promove diálogo entre representantes do poder público e especialistas para prevenção e enfrentamento à dependência química
Seju apresentou ações do Conselho Estadual sobre Drogas durante o evento
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), participa do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais e Municipais de Políticas Sobre Drogas, que acontece de 31 a 1º de outubro em Serra Negra, São Paulo. O encontro acontece durante o 9º Congresso Internacional Freemind, evento voltado ao debate sobre dependências, vícios e o uso de álcool e outras drogas, reunindo especialistas, representantes de órgãos públicos e membros da sociedade civil.
O titular da Seju, Evandro Garla, destacou a relevância da participação do Estado no fórum, enfatizando a importância da troca de informações e experiências. "A Secretaria de Justiça do Pará é responsável pela execução da política sobre drogas a nível estadual. Por isso, é fundamental que aconteça esse intercâmbio, para que possamos avaliar e progredir no nosso trabalho em articulação com outras pastas", afirmou.
Fórum promove troca de experiências na política de prevenção às drogas
Evandro Garla ressaltou ainda a atuação integrada do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), presidido pela Seju, na prevenção e enfrentamento a esse tipo de substância. "São fiscalizações, capacitações, eventos e outras iniciativas realizadas na formulação e execução de políticas públicas contra as drogas", completou o secretário.
No primeiro dia do evento, algumas das ações do Coned foram apresentadas pelo vice-presidente do Conselho, Edwin Júnior, salientando o trabalho realizado de prevenção, recuperação, redução de danos à saúde e pesquisas nas regiões de integração do Pará e em diálogo com gestões municipais.
Apresentação da Seju durante o evento
“É uma oportunidade ímpar para todos os presentes se atualizarem sobre as mais recentes práticas e resultados baseados em evidências científicas com relação ao tratamento e a reinserção social do usuário, o que contribui para o fomento e a criação de políticas públicas mais eficazes no que tange à política sobre drogas e os seus desafios”, avalia Edwin.
Para o segundo dia do Fórum, está previsto o debate sobre o papel e as contribuições dos gestores estaduais e municipais na política sobre drogas, além da realização de mesa de discussão sobre os encaminhamentos do evento, que terá a participação de representante da Secretaria de Justiça do Pará como uma das moderadoras.