Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas é aberta oficialmente em sessão solene
Cerimônia realizada na Assembleia Legislativa do Pará destaca trabalho de instituições que atuam no combate às drogas
A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas foi aberta oficialmente nesta quinta (20), em sessão solene realizada na Assembleia Legislativa do Estado do Pará. O evento é organizado pela Secretaria de Estado de Justiça (Seju), em parceria com diversos órgãos. A cerimônia de abertura contou com a participação de estudantes da rede pública estadual e de representantes de instituições que atuam no combate às drogas, que ao final da sessão foram homenageados com diplomas de reconhecimento pelo trabalho realizado.
A sessão, requerida pelo deputado estadual Fábio Freitas, iniciou com discursos de representantes de órgãos públicos integrantes da rede de prevenção às drogas, enfatizando a importância do trabalho realizado na área. O secretário estadual de Justiça e presidente do Conselho Estadual sobre Drogas (Coned), Evandro Garla, destacou a articulação de diferentes instituições do Governo do Estado com o objetivo de prevenir contra o uso de substâncias ilícitas.
“É necessária a participação do governo, da sociedade civil, da família e de todas as frentes. Mas principalmente dos jovens, pois são eles o alvo em potencial nesse cenário, já que são atraídos por novidades. Por isso estamos debatendo nas escolas, dentro das forças policiais e com os cidadãos sobre a importância da prevenção”, afirmou o secretário.
Evandro Garla ainda destacou o trabalho realizado pela Seju, por meio da Coordenadoria de Prevenção, Tratamento e Redução de Danos de Consumo de Drogas (Cenpren), em ações educativas e capacitações profissionais que alcançaram mais de 15 mil pessoas em 2023 em todo o estado.
O professor Antônio Cantanhede Júnior, que acompanhou uma das turmas de estudantes na cerimônia, elogiou a participação dos alunos na Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas, destacando a importância da conscientização para reduzir a violência escolar e melhorar a qualidade de vida dos estudantes. “Vale lembrar que eles são os protagonistas dessa luta contra as drogas. Ao envolvê-los, estamos formando cidadãos conscientes, capazes de tomar decisões saudáveis e resistir à pressão social. a participação ativa dos alunos fortalece o senso de comunidade e pertencimento na escola”.
A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas vai até o dia 26 de junho e prevê atividades educativas e culturais nos municípios de Belém, Ananindeua, Santarém e Tucuruí, com o objetivo de informar e reforçar à sociedade sobre os danos causados pelo uso dessas substâncias. A programação pode ser conferida aqui.