Ação terapêutica no Hospital Regional do Tapajós promove bem-estar de pacientes
Atividade envolve pinturas e desenhos dentro do cuidado integral no tratamento de hemodiálise
Uma sessão de hemodiálise diferente foi realizada no setor de nefrologia do Hospital Regional do Tapajós - (HRT), em Itaituba, sudoeste do Pará. A atividade, idealizada pela psicóloga Thaynara Aguiar, nesta quinta-feira (10), teve como proposta resgatar memórias de infância e promover o bem-estar entre os pacientes.
Durante a iniciativa, os participantes foram convidados a expressar sua criatividade por meio de desenhos e pinturas, em um momento de descontração e reconexão com sua "criança interior".
“Os pacientes se adaptaram muito bem às propostas. Alguns preferiram colorir os desenhos disponíveis, enquanto outros decidiram criar algo próprio, como paisagens. Foi incrível ver como se envolveram”, afirmou Thaynara, destacando a receptividade da atividade.
A psicóloga também ressaltou a importância de olhar para além dos tratamentos clínicos, enfatizando o cuidado com a saúde emocional dos pacientes.
Maria Brito, de 58 anos, emocionou a equipe ao compartilhar sua história. Há um mês em tratamento de hemodiálise tem limitações visuais, mas fez de participar da atividade e pintou um carro, símbolo de um sonho de infância.
"Mesmo com a dificuldade para enxergar, eu queria muito participar. Pintar o carro me fez lembrar do que eu sonhava quando era criança", contou Maria com um sorriso nostálgico.
Iracema Magausque, de 40 anos, que está em tratamento no hospital há três meses, também se surpreendeu com o impacto positivo da iniciativa.
“Eu nunca pensei que uma atividade simples como essa pudesse me deixar tão feliz. A gente acaba esquecendo como é bom lembrar da infância e sonhar novamente", relata.
O diretor-geral do hospital, Jefferson Barbosa, destacou a importância de ações como essa no ambiente hospitalar.
“Essas atividades melhoram significativamente o estado emocional dos nossos pacientes. O impacto psicológico positivo contribui diretamente para a qualidade do tratamento e para o bem-estar de todos”, afirmou.
O Hospital Regional do Tapajós tem 153 leitos, incluindo leitos clínicos, cirúrgicos, médicos, UTI adulto, pediátrica, neonatal, ginecológicos, obstétricos e UCI Canguru.
Texto de Sammya Ferreira / Ascom HRT