Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
FISCALIZAÇÃO

Semas fiscaliza atividades de empresa de energia em zona ambiental crítica da Região Metropolitana

Ação do Estado ocorre em área de influência ambiental próxima ao Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, uma das regiões mais protegidas da Grande Belém

Por Igor Nascimento (SEMAS)
27/01/2026 14h22

A Secretaria de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas) realizou, nesta segunda-feira (26), uma ação de fiscalização ambiental em área de influência pertencente a uma empresa do setor de energia elétrica, localizada no município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. A vistoria foi realizada nas proximidades do Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia, área estratégica para a conservação da biodiversidade e considerada de alta sensibilidade ambiental.

A inspeção foi conduzida pelas Diretorias de Fiscalização e Licencimento Ambiental da Semas e teve como objetivo verificar se as atividades desenvolvidas atendem integralmente às exigências legais ambientais, garantindo a proteção da fauna e da flora da região.

Segundo o diretor de Fiscalização Ambiental da Semas, Tobias Brancher, a atuação do Estado é necessária, sobretudo quando envolve empreendimentos de grande impacto potencial. “Áreas vinculadas a empreendimentos do setor energético exigem atenção redobrada do poder público. Nosso papel é garantir que essas atividades respeitem a legislação vigente além verificar que as condicionantes ambientais estejam sendo cumpridas de forma integral”, destacou o diretor.

Durante a vistoria técnica, a equipe avaliou a integridade ambiental da área e analisará a necessidade da tomada de eventuais medidas administrativas, caso sejam identificadas irregularidades ou riscos ao meio ambiente.

Brancher reforçou que a a Semas mantém um cronograma contínuo de fiscalizações na região metropolitana, em parceria com o Batalhão de Policiamento Ambiental, com o objetivo de garantir a preservação e a conservação ambiental, afirmou.

A análise das condicionantes segue com trabalhos e relatórios técnicos após a realização da ação in loco, visando atestar o integal cumprimento das condicionantes ambientais e administrativas.