Fundação Hemopa realiza evento alusivo ao Dia das Crianças com pacientes em Belém
Hemocentro promoveu nesta quarta-feira (8/10) a ação especial 'Divertindo a mente com o Hemopa', com sessão de cinema dedicada ao público infantil
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), em parceria com a Associação de Pessoas com Hemofilia no Estado do Pará (Asphepa), promoveu, na manhã desta quarta-feira (9), a ação “Divertindo a mente com o Hemopa”, dedicada às crianças pacientes da instituição. O evento, realizado no auditório da sede da Fundação, no bairro de Batista Campos, em Belém, faz parte das comemorações alusivas ao Dia das Crianças e contou com uma programação especial.
Neste ano, a ação trouxe uma sessão de cinema, proporcionando um momento de alegria e reforçando o direito das crianças de vivenciarem a infância em meio ao tratamento. “Essa é uma atividade que fazemos todos os anos alusiva ao Dia das Crianças. Faz parte do programa de humanização e do projeto de atividades socioculturais e educativas, em que procuramos estreitar as relações entre os pacientes, familiares, equipe multidisciplinar e também favorecer os aspectos biopsicossociais, que sempre observamos na perspectiva do ser humano de forma integral”, explicou Joyce Cunha, pedagoga da equipe do ambulatório de atendimento ao paciente da instituição.
A presidente da Associação de Pessoas com Hemofilia no Estado do Pará, Nelma Gomes, destacou a importância da parceria entre o hemocentro e a associação para promover momentos como este. “Hoje estamos aqui junto com o Hemocentro em uma parceria para realizar o Dia das Crianças, para os hemofílicos. A Fundação Hemopa está sempre realizando esses eventos, e a Asphepa está sempre ao lado, porque o Hemocentro precisa da associação, assim como a associação precisa do Hemocentro, para que os hemofílicos tenham uma vida mais saudável”, disse Nelma.
O evento contou também com brincadeiras e atividades lúdicas, proporcionando momentos de descontração para as crianças e seus familiares. “A Fundação organizou um cineminha e várias brincadeiras durante o evento, para que as crianças esqueçam um pouco da dor e brinquem bastante. É um momento de descontração, para que os pais também deixem de lado, por um instante, a preocupação com o tratamento e venham aqui curtir com a gente”, concluiu Nelma Gomes.
Marcela Santos é mãe de Maria Eduarda, que faz tratamento no hemocentro há quase 15 anos, falou sobre sua relação com a instituição. “Começamos a investigar e foi então que descobri meu diagnóstico. Por coincidência, minha mãe começou a trabalhar aqui na Fundação, o que ajudou muito no tratamento. Para nós, o Hemopa é como uma segunda casa”, compartilhou Marcela. Ela também destacou a alegria de participar do evento com a filha: “Sempre que posso, trago a Maria Eduarda para as comemorações. Acho que o evento de hoje vai ser muito especial”, completou.
Camille Araújo Silva, de 9 anos, se divertiu para valer. “Achei o cinema muito legal, nota 10. Gostei de conhecer a alegria, a tristeza, a nojinho”, disse a criança.