Discussões sobre educação indígena são realizadas na Uepa
Importantes eventos ligados à educação e aos povos indígenas ocorrem esta semana, de 23 a 27 de setembro no Pará, com a participação de especialistas, acadêmicos e lideranças indígenas
O IV Seminário do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI), que começou nesta segunda-feira, 23, tem programação no auditório Paulo Freire, no Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), em Belém. A programação segue até o dia 27 de setembro no Pará, e conta com a participação de especialistas, acadêmicos e lideranças indígenas.
A professora Antônia Zelina Negrão, coordenadora do PPGEEI, destacou que "uma das grandes conquistas do nosso programa é que não estamos formando apenas professores indígenas para atuar em nosso estado, é um mestrado profissional, também, para professores indígenas, para atuar na Amazônia".
Organizado pela coordenação do mestrado indígena, o evento promove debates e compartilha conhecimentos sobre a educação indígena, reunindo estudantes, professores e pesquisadores da área. Joelma Alencar, coordenadora do Núcleo de Formação Indígena (Nufi), também apontou que está muito feliz em ver a presença dos alunos no evento, pois “cada vez mais a presença de vocês é importante nesse espaço para nos mostrar, enquanto, não-indígenas, de como se faz uma educação diferenciada, específica e intercultural. Mas ela é interculturalidade onde respeitamos as relações de poder em que esse poder não discrimina e não comete nenhum crime”.
Como representante dos discentes, o indígena Melvino Fontes Olímpio, da etnia Baniwa, agradeceu à universidade do estado pelo espaço oferecido pela universidade e por ter a “oportunidade também de contribuir, principalmente, na questão da valorização das questões das políticas educacionais voltadas para os povos indígenas, principalmente quando se trata da questão dos territórios étnicos e educacionais, que elas precisam ser fortalecidas pelo nosso governo”.
Integrando a mesa de abertura, o reitor da Uepa, Clay Chagas, reforçou que a gestão e o governo do estado vêm investindo fortemente não apenas nas ações de acesso à graduação, mas também às políticas de permanência “Agora o nosso desafio é que todos que entraram na universidade possam finalizar seu curso”. Ele parabenizou os alunos da nova turma “pela coragem de sair de casa e deixar a família”, durante o período da pós-graduação, e destacou que a universidade também “contribui para a formação de lideranças, exemplos para que outros possam estar aqui”.
A abertura do evento e a aula magna para a turma de mestrado de 2024 realizada nesta tarde contou com a palestra do professor Edson Kayapó, com o tema A escrita de autoria indígena como representação de uma voz, de um ser, de um povo, que se mostrou “muito feliz de estar aqui nessa terra, que eu mostro também como minha terra originária, porque eu sou dessas bandas de cá”. Nascido no Oiapoque, no Amapá, atualmente ele é também professor na Instituição Federal da Bahia (IFBA), da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
O Programa de Pós-graduação em Educação Escolar Indígena (PPGEEI) é resultado da parceria entre as instituições, Universidade do Estado do Pará (Uepa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) e procura qualificar indígenas licenciados ao nível de pós-graduação em sentido estrito (mestrado), que tenham atuação técnica, científica e/ou em docência na Educação Escolar Indígena, de modo a dar prosseguimento aos processos de formação docente, iniciados pela Política Indigenista das instituições de ensino superior associadas do estado do Pará no âmbito da formação inicial e continuada de professores indígenas, proporcionando, assim, aos professores-pesquisadores a ampliação de propostas e ações de ensino intercultural nas áreas da educação básica e da educação superior.
Integrando o Seminário do PPGEEI, será realizada, pelo Ministério da Educação e o Ministério dos Povos Indígena, por meio da Secretaria de Educação Superior (SESU) em parceria com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão (SECADI) e Fundação nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), o Seminário Regional de Escuta dos Povos Indígenas sobre a criação da Universidade Indígena, na próxima quinta-feira, 26.
A abertura será na Usina da Paz do Icuí e o campus XXII da Uepa, em Ananindeua, receberá as discussões dos grupos de trabalho, que fazem parte da programação do evento, que deve reunir cerca de 70 indígenas, de várias etnias do Pará, que estarão reunidos para ouvir as demandas e propostas das comunidades indígenas em torno da criação de uma universidade específica para seus povos, proporcionando um espaço de diálogo e construção coletiva. Os dois eventos são fundamentais para a valorização da cultura e educação indígena, além de fortalecer o protagonismo dos povos originários nas decisões sobre seus futuros educacionais.